CEO do TikTok pede demissão após veto de Trump
O governo Trump proibiu entidades norte-americanas de fazer negócio com o TikTok e determinou que a operação fosse vendida nos EUA (Imagem: Reuters/Carlos Barria)
Kevin Mayer, CEO do 💥️TikTok, pediu demissão poucos meses depois de assumir o comando do aplicativo que viraliza vídeos de curta duração. Ele se afastou da linha de fogo do governo do presidente americano 💥️Donald Trump, que está de olho na operação controlada pela chinesa 💥️ByteDance.
Mayer comunicou sua decisão aos funcionários em um memorando interno e uma porta-voz da empresa confirmou sua renúncia. Vanessa Pappas, atual gerente-geral do cobiçado serviço internacional da ByteDance, ocupará o lugar dele.
A partida de Mayer intensifica a turbulência dentro da maior startup do mundo, que luta contra a venda forçada da operação nos 💥️EUA, possíveis restrições no 💥️Reino Unido e sua proibição total na 💥️Índia, maior mercado do TikTok. A ByteDance nomeou Mayer em maio para tentar suavizar as relações com Washington em questões relativas à segurança nacional, se esforçando para emplacar a narrativa de que o TikTok opera como entidade separada da matriz localizada em Pequim.
Poucos meses depois da chegada do executivo, o governo Trump proibiu entidades dos EUA de fazer negócio com o aplicativo e determinou que a operação fosse vendida. Esse veto iminente injetou o TikTok no centro das tensões entre Pequim e Washington, que aplicou sanções contra diversas gigantes chinesas, como Tencent Holdings e 💥️Huawei Technologies.
“Nas últimas semanas, com a grande mudança no ambiente político, fiz uma reflexão significativa sobre o que as mudanças corporativas estruturais vão exigir e o que isso significa para o papel global que aceitei”, escreveu Mayer no memorando interno obtido pela Bloomberg News. “Entendo que o papel que aceitei — incluindo administrar o TikTok globalmente — será muito diferente como resultado da ação do governo dos EUA de fazer pressão pela venda do negócio nos EUA.”
A partida de Kevin Mayer intensifica a turbulência dentro da maior startup do mundo, que luta contra a venda forçada da operação nos EUA, possíveis restrições no Reino Unido e sua proibição total na Índia (Imagem: Unsplash/@solenfeyissa)
O executivo deixou um dos principais cargos na 💥️The Walt Disney para se juntar ao TikTok. Durante mais de uma década, ele ajudou a maior companhia mundial de entretenimento a traçar estratégias e expandir a gama de produtos e serviços ofertados. Ele elaborou a justificativa para a aquisição de Pixar Animation Studios, Marvel Entertainment, Lucasfilm e dos ativos de entretenimento da Twenty-First Century Fox por US$ 71 bilhões em março. Um representante da Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário da reportagem sobre a saída de Mayer, que foi noticiada primeiramente pelo Financial Times.
Mayer “tentou se reposicionar para surfar a onda do conteúdo mobile”, disse Rich Greenfield, da LightShed. “Infelizmente, o governo Trump parece ter inviabilizado isso.”
A permanência de Mayer no cargo foi questionada por semanas. Contratado para administrar as operações globais do TikTok, o executivo se viu envolvido na provável dissolução do negócio. A 💥️Microsoft confirmou negociações para comprar as operações do TikTok nos EUA, 💥️Canadá, 💥️Austrália e 💥️Nova Zelândia, enquanto a Oracle também considera um lance, segundo reportagens anteriores da Bloomberg News. Grandes firmas de venture capital e private equity, incluindo Sequoia Capital e General Atlantic, têm bilhões de dólares em jogo e agora estão em busca do melhor acordo.
O que você está lendo é [CEO do TikTok pede demissão após veto de Trump].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments