Índia está prestes a passar Brasil em número de casos de Covid
No domingo, foram contabilizados 78.761 novos casos, o maior número diário já relatado por um país (Imagem: Reuters/Adnan Abidi)
A 💥️Índia está se tornando rapidamente o novo epicentro do💥️ coronavírus no mundo. O país registrou o maior aumento em um dia no número de casos e especialistas preveem que em breve passará o 💥️Brasil e os 💥️EUA como local do pior surto no planeta.
No domingo, foram contabilizados 78.761 novos casos, o maior número diário já relatado por um país. Na segunda-feira, foram registradas 971 mortes, levando a nação asiática a ultrapassar o México e ocupar o terceiro lugar do ranking global em total de óbitos.
No ritmo atual, o surto da Índia será maior do que o do Brasil dentro de uma semana e maior do que o dos EUA em cerca de dois meses.
Diferentemente dos EUA e do Brasil, o crescimento dos casos ainda está se acelerando na Índia sete meses após o primeiro registro no país, em 30 de janeiro.
O vírus acabou de chegar à gigantesca região rural, onde vive a maior parte dos 1,3 bilhão de habitantes, depois de se alastrar pelas megacidades de enorme densidade populacional.
Sendo o segundo país mais populoso do mundo e tendo um sistema de saúde pública relativamente pobre, é inevitável que a Índia tenha o maior surto do mundo, disse Naman Shah, membro adjunto do corpo docente do Instituto Nacional de Epidemiologia.
“Não surpreenderia, independentemente do que a Índia fizer”, disse Shah, que integra a força-tarefa do governo indiano contra a Covid-19.
Das Filipinas ao 💥️Peru, o novo coronavírus impôs um problema específico aos países pobres: as favelas densamente povoadas onde vivem milhões de pessoas oferecem as condições ideais para a disseminação do vírus, porém a precariedade econômica significa que as paralisações necessárias para conter o patógeno são intoleráveis.
Em todo o mundo em desenvolvimento, foi preciso reabrir as economias mesmo com o vírus correndo desenfreado, lotando rapidamente hospitais já deficientes.
Os países ricos estão saindo da lista dos mais afetados e dando lugar aos pobres no topo do ranking. No início, Itália, Espanha e Reino Unido registravam os maiores surtos e maior número de mortes.
Agora os EUA são a única economia avançada entre os dez primeiros, figurando entre nações em desenvolvimento como México, Peru e África do Sul.
Mas o quadro na Índia foi o mais dramático. Um ambicioso confinamento nacional imposto em março foi suspenso após dois meses de desemprego, fome e fuga em massa de trabalhadores a pé.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi desde então aconselha a população a “conviver com o vírus”, dando às autoridades locais liberdade para impor restrições em seus estados.
Agora os EUA são a única economia avançada entre os dez primeiros, figurando entre nações em desenvolvimento como México, Peru e África do Sul (Imagem: Unsplash/@bonniekdesign)
De acordo com as projeções de especialistas, a economia indiana encolheu 18% no segundo trimestre na comparação com um ano antes, no que seria a queda mais profunda entre todos os grandes países da Ásia.
Pesquisas com anticorpos na capital, Nova Délhi, e em outras cidades mostram que o número de pessoas com sinais de infecção passada é de 40 a 200 vezes maior do que a contagem oficial. Assim, o verdadeiro tamanho da epidemia na Índia é provavelmente muito maior do que as 3,6 milhões de infecções relatadas.
E tudo indica que a marcha do coronavírus está apenas começando na Índia. Até agora, o estrago se concentrou em megacidades globalmente conectadas, como Nova Délhi e Mumbai, mas a doença começa a migrar para o interior rural, onde vivem quase 900 milhões de pessoas e a infraestrutura de saúde é precária. Na falta de testes e de ajuda médica, inúmeras infecções e mortes não são registradas.
O que você está lendo é [Índia está prestes a passar Brasil em número de casos de Covid].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments