Câmara lança campanha contra violência política de gênero com foco nas eleições municipais

Jornais

Essa violência é considerada uma das causas da sub-representação das mulheres no Parlamento (Imagem: Freepik)

A 💥️Câmara dos Deputados realiza, a partir deste mês de outubro, uma campanha para alertar sobre os principais tipos de violência contra mulheres no contexto das eleições municipais. A campanha também incentiva denúncias por meio do Ligue 180, do governo federal; e do 💥️Fale Conosco da Câmara.

A violência política de gênero pode ser caracterizada como todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. As mulheres podem sofrer violência quando concorrem, já eleitas e durante o mandato.

Essa violência é considerada uma das causas da sub-representação das mulheres no Parlamento e nos espaços de poder e decisão.

A campanha da Câmara dos Deputados é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, com apoio da Primeira-Secretaria da Casa. Trata-se de uma nova fase da campanha “Violência Política de Gênero – Uma letra muda todo o contexto”, lançada em 2023, que leva em conta a ideia de que a democracia é a maior vítima da violência política de gênero.

Tipos de violência

A violência pode ocorrer por meio virtual (com ataques em suas páginas, ✅fake news e ✅deepfakes) e também nas ruas, quando as mulheres que atuam na política são atacadas por eleitores. Elas podem ser vítimas tanto em seus partidos como dentro de casa. As ações se dão de forma gradativa e podem chegar até ao assassinato.

Entre 1998 e 2016, foram 79 mortes de candidatas em campanha, uma média de 16 assassinatos por período eleitoral, sendo que a maioria das mortes ocorreu em eleições municipais e em cidades com menos de 50 mil habitantes.

mulher-computador-trabalho

Entre 1998 e 2016, foram 79 mortes de candidatas em campanha (Imagem: Unsplash/@wocintechchat)

Na condição de candidatas, as mulheres sofrem violência política de gênero, principalmente, por:

Já eleitas, as mulheres são vítimas de violência, quando:

Canais para denúncia

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O que você está lendo é [Câmara lança campanha contra violência política de gênero com foco nas eleições municipais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...