Wall Street fecha em queda com disparada de casos de Covid ofuscando esperança com vacina
O desempenho de papéis que se beneficiam do confinamento e que tiveram desempenho superior ao longo da crise de saúde (Imagem: Reuters/Andrew Kelly)
As 💥️ações dos 💥️Estados Unidos fecharam em baixa nesta sexta-feira, quando os investidores processaram a evolução da discussão sobre estímulo fiscal, preocupações com o processo de implementação de vacinas e um número crescente de bloqueios estaduais para combater a espiral da pandemia de 💥️Covid-19.
O desempenho de papéis que se beneficiam do confinamento e que tiveram desempenho superior ao longo da crise de saúde, como da Zoom Communications e Netflix Inc, ajudaram a conter a perda do Nasdaq.
Ao longo da semana, o fluxo e refluxo das notícias sobre 💥️vacinas e o aumento das infecções fizeram os investidores oscilarem entre ações sensíveis a ciclos econômicos e líderes de mercado resistentes aos tempos de pandemia.
O S&P 500 e o Dow registraram perdas marginais na semana, enquanto o Nasdaq se acomodou num nível um pouco mais alto em relação ao fechamento da última sexta-feira.
“Os mercados ainda estão presos em um empurra-empurra entre o aumento dramático de novos casos de Covid e o aparente progresso nas vacinas”, disse David Carter, diretor de investimentos da Lenox Wealth Advisors em Nova York. “É provável que isso continue até que tenhamos uma vacina aprovada e distribuída.”
O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, anunciou na quinta-feira que permitiria que os principais programas de empréstimo para pandemia do 💥️Federal Reserve expirassem no final do ano, dizendo que os 455 bilhões de dólares alocados na primavera passada (do hemisfério norte) sob a lei CARES deveriam retornar ao Congresso para serem realocados como garantias para pequenas empresas.
A decisão de suspender os programas de empréstimos considerados essenciais pelo banco central ocorre em um momento de novas infecções por coronavírus e em meio a uma nova onda de demissões, e foi considerada “decepcionante” pelo presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans.
“Essa desavença entre o Fed e o Tesouro pode ter sérias implicações, já que os mercados querem ver as duas instituições trabalhando bem juntas”, acrescentou Carter. “O momento dessa disputa é lamentável, pois o risco de Covid ainda está muito presente.”
O número recorde de infecções causou um aumento de 50% nas hospitalizações por Covid nos EUA e gerou uma nova rodada de fechamentos de escolas e empresas, toques de recolher e restrições de distanciamento social, prejudicando a recuperação econômica da recessão mais profunda desde a Grande Depressão.
Na mais recente evolução da corrida para desenvolver uma vacina, a Pfizer Inc solicitou à FDA dos EUA (agência de vigilância sanitária) a autorização para uso emergencial de sua vacina para o coronavírus. As ações da farmacêutica subiram 1,4% e proporcionaram o maior impulso para o S&P 500.
O 💥️Dow Jones (💥️DJI) caiu 0,75%, para 29.263,48 pontos, o 💥️S&P 500 (💥️SPX) perdeu 0,68%, para 3.557,54 pontos e o 💥️Nasdaq (💥️US100) recuou 0,42%, para 11.854,97 pontos.
O que você está lendo é [Wall Street fecha em queda com disparada de casos de Covid ofuscando esperança com vacina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments