Brasil teve sucesso em leilões de petróleo, mesmo em ano de pandemia, diz ministro
O interesse manifestado pelas empresas demonstra a atratividade e consolida o modelo de leilões em oferta permanente no Brasil (Imagem: Reuters/Vasily Fedosenko)
O ministro de Minas e Energia, 💥️Bento Albuquerque, disse hoje (4) que a realização da sessão pública do 2º Ciclo da Oferta Permanente, realizada pela 💥️Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (💥️ANP) em um ano atípico como o de 2023 mostra o sucesso do certame e o interesse dos investidores no setor de óleo e 💥️gás do Brasil.
Ao todo, segundo a ANP, serão oferecidos 14 setores de blocos exploratórios de nove bacias & Santos, Espírito Santo, Campos, Paraná, Amazonas, Recôncavo, Sergipe-Alagoas, Potiguar e Tucano & e, ainda, dois setores de áreas com acumulações marginais das bacias do Solimões e Recôncavo.
De acordo com a ANP, 63 empresas estão inscritas na Oferta Permanente.
Por causa da pandemia do novo 💥️coronavírus, o leilão, no Hotel Sheraton, no 💥️Rio de Janeiro, está com número limitado de presentes, que são os organizadores do certame, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, representantes da ANP e os inscritos pelas empresas.
“O simples fato de estarmos aqui hoje realizando esse 💥️leilão em um ano excepcional de tantos desafios, já pode ser considerado uma grande vitória e mostra a resiliência e a atratividade do 💥️setor de petróleo e gás natural do nosso país”, disse Bento Albuquerque na abertura do leilão.
O ministro disse que o ano termina com a realização do leilão de hoje e o do dia 17 de dezembro, de linha de transmissão, em 💥️São Paulo. “Isso além de ser extremamente saudável para o nosso ambiente de negócios é também um sinal de retomada das nossas atividades econômicas . Isso faz bem a todos nós e à sociedade brasileira como um todo”.
De acordo com a ANP, 63 empresas estão inscritas na Oferta Permanente (Imagem: Saulo Cruz/ MME)
Bento Albuquerque lembrou que há pouco mais de um ano, em 2023, ocorreu o 1º Ciclo de Oferta, e naquela ocasião as empresas manifestaram interesse por nove setores de blocos exploratórios e cinco áreas de acumulações marginais.
“O leilão foi muito bem-sucedido tendo sido arrematados 33 blocos e 12 áreas com acumulações marginais. Ainda em 2023, além da oferta permanente, realizamos mais três rodadas de licitação para exploração e produção de petróleo e gás natural, nos modelos de concessão e de partilha de produção, por meio dos quais, houve arrecadação recorde de R$ 84 bilhões somente em bônus de assinatura”, destacou.
Para o ministro, o interesse manifestado pelas empresas demonstra a atratividade e consolida o modelo de leilões em oferta permanente.
“Permite que os agentes estudem livremente as áreas em oferta e apontem aquelas às quais pretendem aportar os seus investimentos. Esse resultado mostra também que foi acertada a decisão do CNPE [Conselho Nacional de Política Energética ] de autorizar a ANP a licitar o maior número de áreas no modelo de oferta de área permanente”.
“Essa é a tendência e espero participar de leilões de oferta permanente, muitos e muitos outros daqui para frente”, acrescentou.
Bento Albuquerque disse que entre os setores em oferta hoje, dois são inéditos, sendo um na fronteira do Paraná com o estado do Mato Grosso do Sul, e outro em Goiás. “É possível que estejamos propiciando uma produção de petróleo ou gás natural inédita nesses dois estados”, disse.
Oferta Permanente
A Oferta Permanente é uma modalidade de concessão de blocos e de áreas com acumulações marginais para exploração ou reabilitação e produção de petróleo e gás natural, em que há oferta contínua de campos devolvidos ou em processo de devolução, de blocos exploratórios ofertados em licitações anteriores e não arrematados ou devolvidos à ANP, e também de novos blocos exploratórios em estudo no órgão regulador.
As exceções são as áreas no pré-sal, estratégicas ou localizadas na Plataforma Continental além das 200 milhas náuticas.
O que você está lendo é [Brasil teve sucesso em leilões de petróleo, mesmo em ano de pandemia, diz ministro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments