Demanda global por gás deve crescer 2,8% neste ano, diz IEA
Os mercados globais de gás tiveram a maior queda já vista no ano passado, quando se estima que o consumo desabou 100 bcm devido a um clima mais ameno no início do ano e à pandemia de Covid-19 (Imagem: Pixabay)
A demanda global por 💥️gás deve crescer 2,8% neste ano, ou cerca de 110 bilhões de metros cúbicos (bcm), voltando aos níveis de 2023, disse um analista da Agência 💥️Internacional de Energia (IEA na sigla em inglês) em um evento da 💥️indústria nesta terça-feira.
Os mercados globais de gás tiveram a maior queda já vista no ano passado, quando se estima que o consumo desabou 100 bcm devido a um clima mais ameno no início do ano e à pandemia de 💥️Covid-19, que derrubou a demanda por energia, disse o analista sênior de gás natural da IEA, Jean-Baptiste Dubreull.
Ainda assim, a demanda por gás se mostrou mais resiliente que por outras fontes de energia, como o petróleo, acrescentou ele, durante conferência online.
Preços do gás natural liquefeito (GNL), que atingiram mínimas no mercado spot devido à pandemia, se recuperaram para máximas recorde neste ano, impulsionados por baixas temperaturas e questões de oferta.
“A demanda por gás natural é mais sensível à temperatura que outros 💥️combustíveis“, disse Dubreuil.
Ele afirmou ainda que, embora a demanda por gás deva se recuperar neste ano, não há expectativa de uma grande retomada, e mercados mais maduros podem ver uma recuperação apenas gradual, com alguns deles ainda não retornando a seus níveis de 2023.
Dubreuil afirmou ainda que espera novas oportunidades e desafios em um contexto de incerteza sobre a demanda por GNL no médio prazo. Cerca de um terço dos contratos ativos de GNL vencerá até 2025, enquanto a capacidade de liquefação deve crescer em 20%, o que quadruplicará os volumes descontratados.
O que você está lendo é [Demanda global por gás deve crescer 2,8% neste ano, diz IEA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments