Ação do IRB é a nova “Bolha do Alicate”? CVM está de olho nas redes sociais
O aviso da CVM, publicado nesta sexta-feira (29), vem após a ação da resseguradora ter subido até 17% na quinta-feira (Imagem: IRB Brasil RE/Facebook/Reprodução)
A 💥️CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está de olho na influência das redes sociais brasileiras sobre as ações do 💥️IRB (💥️IRBR3), que parecem ter engatado em uma manipulação de mercado similar àquela 💥️vista nos papéis da varejista de videogames americana 💥️GameStop (💥️GME).
Segundo a autarquia, na presença de indícios, abrirá processo administrativo sancionador para a apuração das responsabilidades, bem como comunicação ao Ministério Público na esfera penal. A manipulação do mercado é um crime tipificado no art. 27-C da Lei 6.385/76.
“O chamado squeeze, que pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou auferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado, é uma das modalidades de manipulação”, alerta a CVM.
💥️Desempenho recente das ações da GameStop
O aviso, publicado nesta sexta-feira (29), vem após a ação da resseguradora 💥️ter subido até 17% na quinta-feira, com investidores imitando o movimento que deu impulso aos papéis da GameStop, de pressionar vendedores a descoberto, ou seja, quem aposta na queda dos papéis.
Em um grupo do 💥️Facebook chamado “💥️IRBR3 Forum ysoke” com 9.400 membros, investidores vêm discutindo seus movimentos e mostram as corretoras que estão comprando as ações, com um convite aberto a outras pessoas para ingressarem nos grupos 💥️WhatsApp e 💥️Telegram para aprofundar a discussão estratégica.
(Imagem: Reprodução/ IRBR3 Forum ysoke)
A gestora 💥️Squadra descobriu no ano passado irregularidades contábeis no IRB, forçando uma reformulação da gestão, num caso raro na bolsa paulista de um vendedor a descoberto visando uma empresa específica. A resseguradora está processando ex-administradores.
“O caso GameStop — assim como inúmeros outros no passado, desde a lendária bolha das Tulipas, há alguns séculos, até escândalos brasileiros como Boi Gordo, Avestruz Master ou a “Bolha do Alicate” — desafia o pressuposto da racionalidade dos investidores”, lembram Daniel Kalansky, professor do Insper, Mestre e Doutor pela USP, e Isac Costa, ex-analista da CVM, especialista em Regulação Financeira, 💥️em um artigo publicado no 💥️Money Times.
💥️Desempenho recente das ações do IRB
(Imagem: Trading View)
No Brasil, até então, o caso que mais se aproximou foi a chamada “Bolha do Alicate”. Naquela ocasião, o investidor Rafael Ferri, sócio do 💥️TradersClub, teria atuado para manipular artificialmente o mercado com as ações da empresa 💥️Mundial (💥️MNDL3). O caso repercute em diversas jurisdições até hoje.
💥️Veja o documento da CVM:
O que você está lendo é [Ação do IRB é a nova “Bolha do Alicate”? CVM está de olho nas redes sociais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments