Mercado cripto: e se tudo desse errado?

Maximalistas são aquelas pessoas que acham que uma solução será a resposta para tudo. Mas e se as duas maiores criptomoedas e redes blockchain do mundo (Bitcoin e Ethereum) fossem substituídas ou afetadas? (Imagem: Unsplash/executium)

No 💥️Twitter, 💥️Ryan Selkis, da 💥️Messari, publicou a seguinte pergunta?

Se você for um maximalista de 💥️bitcoin e 💥️ether, o que teria de acontecer para que sua convicção sobre sua rede preferida fosse abalada?

O analista recebeu diversas respostas e as elencou.

💥️Para o bitcoin:

Reviravolta na dominância de capitalização de mercado

Se o bitcoin perdesse o 💥️primeiro lugar de capitalização de mercado, muitas convicções maximalistas seriam abaladas.

Apesar de narrativas comuns de quedas drásticas, acredito que, se o bitcoin fracassasse, seria um declínio lento e gradual:

a) o fracasso/a lentidão da inovação e da velocidade;
b) baixas taxas de adesão;
c) o preço passasse por uma queda lenta e prolongada;
d) super-💥️regulamentação de governos;
e) a comunidade perdesse o seu vigor.

Em outras palavras, o bitcoin é inocente até que se prove o contrário.

Concordamos. A segurança em redes 💥️proof-of-work (PoW) é um daqueles riscos escondidos que são bem subestimados, mas apresenta uma 💥️preocupação geopolítica (na 💥️China) bem legítima.

Ataques governamentais

“Uma reversão ao padrão-💥️ouro. Talvez se os bancos banissem o bitcoin para instituições e surgissem novas moedas digitais emitidas por bancos centrais (💥️CBDCs) fossem lastreadas por reservas”.

Isso parece… improvável.

💥️EUA não irão banir o bitcoin, afirma Brian Brooks,
diretor operacional do OCC

Ataques quânticos

💥️Computadores quânticos poderiam solucionar o 💥️algoritmo SHA-256 antes mesmo de percebermos. Transações fraudulentas poderiam acontecer durante meses/anos. A equipe de desenvolvimento iria agir lentamente para mudar o algoritmo.

Falando como um cientista e maximalista de bitcoin, apenas um gasto duplo persistente seria capaz de falsificar minha crença na exatidão da tese de Consenso de Nakamoto (e, assim, solucionar o Experimento do Bitcoin).

Muitas coisas irão fracassar no mundo da computação quântica. Nesse caso, gastos duplos em cripto são o menor de nossos problemas.

💥️A supercriptografia do Bitcoin: é possível
evitar a ameaça dos computadores quânticos?

Craig Wright = Satoshi Nakamoto

Há anos, Craig Wright se apresenta como o criador do Bitcoin, mas sempre falhou em fornecer provas de que isso é verdade (Imagem: Forbes)

Não sou um maximalista, mas e se Craig Wright 💥️migrasse os tokens da carteira de Satoshi?

À primeira vista, isso destruiria a mitologia sobre o criador de bitcoin, mas seria um choque temporário (e até mesmo po$itivo) ao sistema.

Isso tem 💥️menos de 1% de chance de acontecer mas, caso acontecesse, Craig Steven Wright certamente é o tipo de pessoa que gosta de “ver o mundo queimar”, e é provável que suas grandes vendas limitassem o interesse institucional no bitcoin.

💥️Craig Wright, o “criador” do bitcoin,
pede que sites removam whitepaper da criptomoeda

💥️Para a Ethereum:

Os maiorais do setor DeFi/NFTs estão migrando para outros blockchains.

Outros blockchains de primeira camada estão se tornando cada vez mais simples de desenvolver e mais fáceis/baratos de usar, principalmente se soluções interblockchains ganharem força.

Outros blockchains de primeira camada estão avançando na inovação e desbloqueando o valor (liquidez em staking).

Se algo de valor fosse criado em qualquer outro lugar que não fosse a Ethereum, me faria pensar. Até agora… cri, cri… exceto pelas pontes à Ethereum.

São preocupações comuns, refletidas no rali que triplicou e quintuplicou nas últimas seis semanas e que já vimos em outras alternativas de primeira camada.

💥️O potencial desafio a ser enfrentado pelos “Ethereum Killers”

💥️Escalabilidade interrompida da ETH 2.0

💥️ETH2 é basicamente o futuro binário para ETH. Atualmente, é como uma outra grande rede como a ARPANET, mas pode evoluir.

É um apocalipse de interoperabilidade de repartições [💥️sharding] na ETH.

Isso não é necessariamente uma vantagem aos competidores. Falhas na ETH2 iriam atrapalhar o crescimento em todo o ecossistema em um futuro próximo.



O que você está lendo é [Mercado cripto: e se tudo desse errado?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...