Ledger e Shopify são processadas por violação de dados de clientes em 2023
As empresas “precisarão explicar por que levaram tanto tempo para avisar aos clientes sobre um incidente tão terrível e danoso” (Imagem: Crypto Times)
A 💥️Ledger e a 💥️Shopify, que lida com as vendas online das carteiras da Ledger, foram atingidas com uma ação coletiva por causa do vazamento de dados do último ano.
A Ledger produz algumas das mais populares “cold wallets” (carteiras frias) do mercado.
No verão de 2023, as notícias de ataques de phishing se espalharam contra usuários da Ledger, e a empresa finalmente revelou que 💥️sofreu um vazamento de dados em junho durante o qual o contato com clientes e informações de pedidos foram comprometidos.
Em dezembro, um banco de dados contendo informações pessoais de mais de 💥️um quarto de milhão de clientes da Ledger foram postadas on-line.
Por fim, a Ledger e a Shopify identificaram um 💥️funcionário trapaceiro da Shopify como responsável pelo vazamento, mas não antes de alguns usuários relatarem ameaças de invasão de suas casas e outras táticas de “scareware” — tipo de software malicioso que tenta enganar o usuário para que ele faça algum download.
À época, 💥️Pascal Gauthier, o CEO da Ledger,💥️ foi ao Twitter para assegurar aos usuários que suas “hardware wallets” (carteiras físicas) não haviam sido comprometidas e que seu dinheiro estava seguro. Mesmo assim, 💥️conversas sobre o início de uma 💥️ação coletiva surgiram logo depois.
To put things in perspective and not undermining our responsibility, we have entered an era in which cyberattacks should occur more and more. @Ledger's mission is precisely to continuously invest to improve security standards. In this fight, we need you. #StopTheScammers
— Pascal Gauthier (@_pgauthier) December 21, 2023
O processo, o primeiro a ser enviado em resposta ao vazamento de informações, vem da empresa de advocacia 💥️Roche Freedman, que apresentou uma acusação em um tribunal de São Francisco no dia 6 de abril.
A empresa é conhecida por suas ações coletivas contra empresas de cripto, como 💥️Binance, Tron e 💥️iFinex, empresa-irmã da 💥️Tether e da 💥️Bitfinex. Na semana passada, a Roche Freedman apresentou um processo em nome de um cliente da 💥️Nexo, como informado pelo 💥️Law360.
Em relação ao vazamento da Ledger, 💥️Kyle Roche, sócio da empresa de advocacia, disse ao The Block: “estamos investigando isso desde que se tornou público. Essa investigação incluiu conversas com experts em segurança de dados e áreas de criptomoedas”.
Em uma declaração, o conselheiro geral da Ledger, 💥️Antoine Thibault, disse: “a Ledger não faz comentários sobre questões legais em andamento. A Ledger, no entanto, gostaria de aproveitar esse momento para lembrar a nossos clientes, novamente, para nunca divulgarem suas 24 palavras-chave e validar a identidade do recebedor de suas transações. Você tem total controle de acesso a seus fundos”.
Como observado na acusação: “ao operar no espaço dos ativos de cripto, a Ledger se coloca entre os fundos dos usuários e os candidatos a hackear. O anonimato de sua lista de clientes é um elemento chave e óbvio da segurança que a Ledger oferece”. Central para a delegação de responsabilidade será a questão do que a Ledger e a Shopify sabiam e quão rapidamente elas comunicaram essas informações aos usuários. Como Roche disse ao The Block: “o caso é digno de nota porque duas grandes e sofisticadas empresas que lidam com informações sérias precisarão explicar por que levaram tanto tempo para avisar aos clientes sobre um incidente tão terrível e danoso”. A acusação atual não especifica a quantia de reparo que busca para a ação coletiva, mas identifica a “questão em controvérsia” como equivalente a mais de US$ 5 milhões. Atualmente, a acusação se refere apenas a dois usuários da Ledger diretamente que, juntos, perderam 4,2 💥️BTC, 11 💥️ETH e 150,000 💥️XLM em ataques de phishing. Aos preços atuais, essas posses somam US$ 340.000, mas valiam consideravelmente menos na época dos ataques.💥️Uma cópia da acusação está a seguir:
O que você está lendo é [Ledger e Shopify são processadas por violação de dados de clientes em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments