Críticas russa e chinesa por contaminação na soja e carnes “são hipóteses com probabilidades reais”

Agronegócio-Agrotóxico

Russos acusam uso excessivo de agrotóxico proibido na soja (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Uberaba-MG)

As reclamações russas e chinesas quanto a possíveis contaminações da 💥️soja, por glifosato, e das 💥️carnes brasileiras, pelo vírus Sars-CoV-2, “são duas hipóteses com probabilidades reais de ocorrências insignificantes”.

A opinião é de um ex-secretário de Defesa Agropecuária (SDA), sob anonimato, que lembra, ainda, que no caso específico do grão as acusações da autoridade sanitária da 💥️Rússia devem ser mais real.

“Não é a primeira vez, nem será a última”.

Comprovadamente, o Brasil utiliza nas lavouras o glifosato, princípio ativo banido em muitos mercados.

Em relação ao 💥️coronavírus que teria sido detectado em embalagens de carnes pela 💥️China também há os mesmos precedentes de 2023, porém a negativa não é só por parte do Brasil, mas de vários outros fornecedores, respaldados pela possibilidade quase zero de presença já manifestada pela 💥️Organização Mundial de Saúde.

As acusações de ambos importadores foram relatadas em despachos das embaixadas ao Itamaraty e confirmadas pelo 💥️Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Rússia, quinto maior comprador global de soja brasileira, tem um grau de tolerância de contaminação por glifosato entre os mais rígidos.

Para o antigo dirigente da SDA, também pode estar ocorrendo alguma “questão comercial, tipo mercados comprados com estoques altos”, o que essa situação poderia suscitar alguma intenção de rompimento de contratos. “Só é possível quebrar contratos  por descumprimento de especificações oficiais”, acrescenta.

Lembrando, por exemplo, o caso da carne suína, que durante dois anos, até 2023, o Brasil teve acesso bloqueado na Rússia, até então maior importador, por reclamações sobre o uso da ractopamina na ração dos animais.

O que você está lendo é [Críticas russa e chinesa por contaminação na soja e carnes “são hipóteses com probabilidades reais”].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...