Condição da safra de milho do Paraná piora; lavoura de trigo vê melhora

Grãos Soja Milho Agronegócio

As condições da segunda safra de milho do Paraná voltaram a piorar, ainda como reflexo de uma seca prolongada (Imagem: Pixabay /ietzfotos )

As condições da segunda safra de 💥️milho do 💥️Paraná voltaram a piorar ligeiramente na última semana, ainda como reflexo de uma seca prolongada que reduziu o potencial produtivo no segundo produtor brasileiro do cereal, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), apontando ainda uma melhora na situação do 💥️trigo à medida que o plantio avança após chuvas recentes.

Segundo o órgão da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, 31% das lavouras estão em condição “ruim”, estável ante a semana anterior, mas agora somente 22% estão “boas”, versus 23% na semana anterior & o restante está em situação média.

A intensidade da quebra de safra do Paraná em função da seca vai ficando mais evidente em momento em que as indústrias de 💥️carnes do 💥️Brasil têm pedido ao governo medidas para amenizar os custos com ingredientes da ração, devido a uma disparada dos preços do milho.

“Está piorando (a condição) semana a semana, apesar das chuvas. Ainda é reflexo da estiagem como um todo, o nosso número vai captando à medida que vai evoluindo a lavoura… o pessoal do campo capta o número de forma mais tardia, essa leve piora é diretamente ligada à estiagem que tivemos no Estado”, afirmou o especialista em milho do Deral, Edmar Gervásio, ao ser questionado.

“Infelizmente vai impactar na produção de forma mais intensa e consistente nos próximos números”, acrescentou ele.

Ao final de abril, o Deral já havia reduzido a segunda safra de milho 2023/21 para 12,23 milhões de toneladas, ante 13,38 milhões na projeção anterior, e novas baixas são esperadas.

Segundo o Deral, 6% das áreas de milho segunda safra estão em maturação, 29% em frutificação e 51% em floração.

No caso do trigo, cujo plantio avançou para 58% da área estimada, ante 26% previstos na semana anterior, as chuvas recentes mostram-se benéficas.

Atualmente, 92% da safra de trigo do Paraná, maior produtor desse grão no país, está em situação boa, versus 71% na semana anterior.

O que você está lendo é [Condição da safra de milho do Paraná piora; lavoura de trigo vê melhora].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...