Reguladora britânica estende prazo limite para registro de empresas cripto

Agora, a FCA tem até 31 de março de 2023 para avaliar centenas de solicitações de empresas cripto após adiar o prazo final pela segunda vez (Imagem: FCA)

A 💥️Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) novamente estendeu o prazo limite para empresas cripto que operam na região. O novo prazo limite termina no dia 31 de março de 2023, segundo um 💥️anúncio publicado nesta quinta-feira (3).

A FCA estabeleceu um 💥️regime temporário de registro em dezembro de 2023 após não conseguir lidar com centenas de solicitações.

O prazo limite inicial era 10 de janeiro de 2023 antes de ser 💥️adiado para 9 de julho. O regime permite que empresas cripto existentes, que enviaram solicitações de registro à FCA, continuem operando.

A FCA teve de estender o prazo final duas vezes porque muitas solicitações ainda estão aguardando um parecer. “Um número inédito” de empresas também estão removendo suas solicitações, segundo a FCA, pois não estão atendendo os padrões exigidos sob as regulações de lavagem de dinheiro.

Na verdade, na semana passada, o funcionário do Tesouro Britânico 💥️John Glen disse que 💥️mais de 90% das empresas avaliadas removeram sua solicitação após a intervenção da FCA.

Segundo Glen, muitas empresas cripto falharam em contratar as pessoas certas para implementar processos antilavagem de dinheiro.

Presas no limbo

FCA é criticada pela demora em avaliar a aprovação de centenas de empresas cripto; a extensão do prazo pode ajudar a reguladora a correr atrás do tempo perdido (Imagem: Reuters/Chris Helgren)

Existem 167 empresas cripto no aguardo do registro, segundo Glen. Também existem 77 novas startups cripto cujas aplicações ainda precisam ser avaliadas.

Até hoje, 💥️apenas quatro empresas cripto foram registradas no Reino Unido: 💥️Ziglu, 💥️Archax, 💥️Digivault e duas entidades da 💥️Gemini.

Recentemente, pessoas familiarizadas com o processo de registro da FCA 💥️contaram ao The Block que a supervisora não possui funcionários e especialização suficientes.

“[Empresas] candidatas estão sendo sujeitas a entrevistas de três horas de duração por telefone sobre seus procedimentos antilavagem de dinheiro e existe uma média de 80 documentos necessários por solicitação”, explicou uma fonte.

A falta de ação da FCA já resultou em intervenções do grupo de lobby 💥️CryptoUK, que 💥️pediu ajuda ao ministro das Finanças 💥️Rishi Sunak em março. Em maio, o membro do parlamento 💥️Tom Tugendhat pediu que o Tesouro Britânico criasse um “💥️espaço seguro” para a inovação cripto no Reino Unido.

Nesta quinta-feira (3), a FCA disse que “só irá registrar empresas em que acreditar que os processos estão implementados para identificar e prevenir atividades [antilavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo]”.

O prazo limite estendido permitirá que empresas cripto continuem operando enquanto a FCA continua sua avaliação.

A agência também alertou novamente que criptomoedas são especulativas e investidores devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro.

“Mesmo se uma empresa for registrada com a FCA, não é responsável na garantia de que empresas de criptoativos protejam os ativos (dinheiro) de seus clientes, dentre outras coisas”, afirmou a reguladora.

O que você está lendo é [Reguladora britânica estende prazo limite para registro de empresas cripto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...