Exportação de algodão do Brasil dispara e venda à China supera consumo interno

Algodão Commodities

Os chineses foram responsáveis, de acordo com a entidade, por 31% do volume total enviado pelo Brasil ao exterior em 2023/21 até aqui (Imagem: Freepik)

As 💥️exportações de 💥️algodão do 💥️Brasil atingiram 115.243 toneladas em maio, alta de 66% na comparação anual e novo recorde para o mês, com uma forte demanda chinesa pela pluma brasileira, informou a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) nesta quinta-feira.

Segundo a Abrapa, os embarques de maio levaram o acumulado da temporada 2023/21 a superar o desempenho de todo o ciclo anterior antes de o atual ano-safra terminar (em junho), com a 💥️China importando no período mais do que o consumo anual brasileiro.

Segundo dados do sistema de comércio exterior do 💥️Ministério da Economia compilados pela associação, os embarques da fibra somaram 2,235 milhões de toneladas até este momento de 2023/21, cifra 23% superior à realizada em 2023/20 completo.

A Abrapa disse que a China, maior importadora de algodão do Brasil, adquiriu 23,7 mil toneladas em maio, superando a marca de 700 mil toneladas importadas em 2023/21, 22% a mais do que em igual período do ano passado.

A associação destacou que as exportações no ano comercial para a China já superam o consumo das indústrias têxteis do Brasil, estimado pela estatal Conab em 680 mil toneladas em 2023/21.

Os chineses foram responsáveis, de acordo com a entidade, por 31% do volume total enviado pelo Brasil ao exterior em 2023/21 até aqui.

“Estamos fortalecendo nossas parcerias com entidades que representam o setor têxtil chinês exatamente para manter esse ritmo no nosso comércio exterior”, afirmou em nota o presidente da Abrapa, Júlio Busato.

Além da China, a entidade destacou o 💥️Vietnã, com 17% de participação nas exportações brasileiras, e o Paquistão, responsável por 12%, entre os maiores clientes.

O que você está lendo é [Exportação de algodão do Brasil dispara e venda à China supera consumo interno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...