CBDCs seriam “o tipo de dinheiro mais seguro disponível”, afirma diretor do BC britânico

Assim como grande parte dos bancos centrais, o BoE quer tirar proveito da tecnologia blockchain, e não do bitcoin (Imagem: Reuters/Hannah McKay/File Photo)

💥️Tom Mutton, diretor de fintechs no 💥️Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), falou sobre as 💥️perspectivas de 💥️moedas digitais de banco central (CBDCs) na conferência “Futuro das Fintechs”, da FStech, nesta quinta-feira (17).

Mais especificamente, Mutton abordou respostas ao artigo de discussão sobre CBDCs do BoE, bem como as perspectivas para a tecnologia.

Por um lado, Mutton destacou que qualquer CBDC britânica exigiria 💥️bem mais trabalho antes de seu lançamento. Por outro lado, ele estava mais otimista sobre CBDCs — bem como o possível papel do 💥️blockchain em uma libra digital — do que em outras declarações do BoE.

“Como responsabilidade do Banco da Inglaterra, uma CBDC seria o tipo mais seguro de dinheiro disponível”, disse Mutton. Em seguida, ele distinguiu, de forma sutil, a possível CBDC britânica de 💥️stablecoins privadas ao compará-las com outras formas de dinheiro privado:

A capacidade de converter, sob demanda, dinheiro “privado” — como um depósito bancário — em dinheiro “público”, emitido por um banco central, na forma de dinheiro em espécie, é uma base dessa confiança.

Também promove a compreensão de que diferentes tipos de dinheiro são uniformes e os torna substituíveis.

Notícias recentes 💥️enfatizaram crescentes receios em relação ao 💥️uso energético da rede Bitcoin, resultando em amplas críticas à tecnologia blockchain.

Embora Mutton tenha sido cuidadoso em dizer que o BoE não confirmou a emissão de uma CBDC, muito menos especificou a tecnologia que serviria de alicerce, ele afirmou que ainda “não vamos separar o joio (bitcoin) do trigo (blockchain)”.

O discurso de Mutton destacou 💥️respostas a um artigo de discussão sobre CBDCs que o BoE havia publicado em 2023. 39% dessas respostas vieram de empresas de tecnologia e fintech enquanto apenas 5% vieram de instituições financeiras.

No geral, Mutton disse que as respostas foram favoráveis para uma abordagem cuidadosa:

Qualquer que seja a opinião de um respondente sobre a possibilidade de uma CBDC ser lançada ou não, houve um acordo universal de que os prós e contras precisam ser estudados de forma aprofundada.

O amplo envolvimento é necessário conforme a evidência foi coletada e a consulta aberta é essencial antes de apresentar quaisquer conclusões.

O que você está lendo é [CBDCs seriam “o tipo de dinheiro mais seguro disponível”, afirma diretor do BC britânico].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...