De Golfo do México... para Golfo da América? Trump quer mudar o mapa mundial - Executive Digest
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs-se mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”, um nome que considerou “muito bonito”. Na primeira conferência de imprensa de Donald Trump, na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, repetiu as acusações de que o país vizinho é “essencialmente” controlado por cartéis de droga, reiterando a sua ameaça de impor tarifas se o Governo da presidente Claudia Sheinbaum não conseguir travar o tráfico de fentanil para os EUA.
“Vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, que é lindo e cobre muito território. Que nome lindo e tão apropriado”, declarou na conferência, na qual prometeu uma “nova era de ouro para os Estados Unidos”.
As ambições do presidente eleito dos EUA não se esgotam no vizinho do sul: desde a sua vitória nas eleições, Trump fez uma série de declarações expansionistas, nas quais propôs recuperar o controlo do Canal do Panamá, sugeriu que o Canadá se tornasse o 51º estado americano e avançou com a compra a Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca.
Donald Trump reclamou com o Canadá por não cumprir a sua obrigação como membro da NATO de atribuir pelo menos 2% do PIB à defesa, sendo que depende das forças americanas. “Está tudo bem, mas vão ter de pagar por isso”, prometeu. “O mesmo acontece com o México”, enfatizou. “Temos um déficit com o México. E nós ajudamos muito. Essencialmente, eles são administrados pelos cartéis. Eu não posso deixar isso acontecer. O México realmente tem problemas, muitos problemas. É um lugar muito perigoso.”
O que você está lendo é [De Golfo do México... para Golfo da América? Trump quer mudar o mapa mundial - Executive Digest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments