Programa de Lula vê estabilidade de preços como “tarefa prioritária” e se opõe a privatizações

Lula

Lula lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro, à frente de Bolsonaro (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

As diretrizes do programa de governo do ex-presidente💥️ Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgadas nesta terça-feira, apontam a retomada do 💥️emprego e a estabilidade de preços como “tarefas prioritárias” e afirmam que uma eventual gestão petista se opõe “fortemente” à 💥️privatização de 💥️Petrobras (💥️PETR4) , Pré-Sal Petróleo, 💥️Eletrobras (💥️ELET6) e 💥️Correios.

Lançadas em evento em São Paulo com a presença do ex-presidente e de seu candidato a vice, o ex-governador de São Paulo 💥️Geraldo Alckmin (PSB), as diretrizes também fazem coro com declarações públicas recentes dadas por Lula ao defenderem a revogação do teto de gastos e a construção de “um novo regime fiscal, que disponha de credibilidade, previsibilidade e sustentabilidade”.

O documento, lançado ainda com a presença de presidentes e representantes dos sete partidos que apoiam a candidatura de Lula, também defende uma “transição” da atual política de preços dos 💥️combustíveis praticada pela Petrobras em direção a uma “que considere os custos nacionais e que seja adequada à ampliação dos investimentos em refino e distribuição e à redução da carestia”.

“Esse documento não é uma chegada, é um ponto de partida e tem que ser entendido como um ponto de partida”, disse no evento o presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Aloizio Mercadante.

Além da divulgação das diretrizes, foi lançada uma plataforma online onde qualquer pessoa poderá fazer sugestões à versão final do programa de governo de Lula. Segundo Mercadante, será necessário fazer um cadastro para fazer sugestões e a plataforma terá uma moderação, e propostas que não dialogam com as diretrizes não serão aceitas.

Ele disse que a plataforma já havia se tornado alvo de ataques de apoiadores do presidente 💥️Jair Bolsonaro (PL).

As diretrizes do programa de uma eventual gestão petista defendem ainda “uma nova legislação trabalhista de extensa proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho” e a revogação do que chama de “marcos regressivos da atual legislação trabalhista, agravados pela última reforma”.

Esse documento não é uma chegada, é um ponto de partida e tem que ser entendido como um ponto de partida (Imagem: Facebook/Lula)

As diretrizes também afirmam que a política cambial deve ser uma ferramenta no combate à alta dos preços.

“Reduzir a volatilidade da moeda brasileira por meio da política cambial também é uma forma de amenizar os impactos inflacionários de mudanças no cenário externo. A orientação passiva para a política cambial dos últimos anos acentuou a volatilidade da moeda brasileira em relação ao dólar com consequências perversas para o índice de preços”, afirma o documento.

Ao discursar no evento de lançamento das diretrizes, Lula afirmou que todos os pontos colocados no documento são possíveis de serem executados e, ao lembrar que governou o país por oito anos e que Alckmin foi governador de São Paulo por vários mandatos, disse que ambos não precisarão de tempo para aprender a governar.

“Estamos num processo de reconstrução do país. Se a gente está falando em reconstrução, a gente precisa comparar essa diretriz que o Aloizio Mercadante fez a apresentação para nós aqui como a construção de uma casa. E todo mundo sabe aqui que uma casa começa com um bom alicerce”, disse Lula.

“Isso aqui é apenas um alicerce, nós vamos ter que construir a casa ao longo do tempo, ouvindo as pessoas através da plataforma, mas o mais importante é executar a política que nós fizermos se ganharmos as eleições”, acrescentou.

Alckmin, ao discursar e elogiar a coordenação que levou a um documento consensual para os sete partidos que apoiam Lula PT, PCdoB, PV, PSB, Rede, PSOL e Solidariedade, aproveitou para alfinetar Bolsonaro.

“Não se faz um programa de governo democrático em cima de motociata ou jet ski”, disse Alckmin, acrescentando que o atual governo promoveu “um verdadeiro desmanche do Estado em todas as áreas”.

Lula lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro, à frente de Bolsonaro. Alguns levantamentos apontam possibilidade de vitória do petista já no primeiro turno, mercado para 2 de outubro.

💥️Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

O que você está lendo é [Programa de Lula vê estabilidade de preços como “tarefa prioritária” e se opõe a privatizações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...