Valor do frete no Brasil fica estável apesar de salto do diesel, diz FreteBras

Caminhão de verduras

A FreteBras informou ainda que, na comparação com abril, o valor do frete recuou 0,14% no mês passado (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O valor do frete para transportes 💥️rodoviários de cargas no 💥️Brasil apresentou em maio uma estabilidade em relação ao nível visto no mesmo mês do ano anterior, apesar de um forte aumento no preço do 💥️diesel em igual base de comparação, mostraram dados publicados pela FreteBras nesta quarta-feira.

Segundo o índice de preços da plataforma de transporte de cargas, que atua no segmento de relações entre transportadoras e caminhoneiros, o preço médio do frete no Brasil atingiu 1,01 real por quilômetro por eixo no mês passado, alta de 0,24% na comparação anual.

Entre maio de 2023 e maio do ano passado, porém, o preço médio do diesel comum nos postos do país saltou 47,18%, o que indica que o aumento no valor do combustível não foi repassado aos caminhoneiros, disse a FreteBras.

“Nós vemos que a situação do preço do frete tem sido uma das maiores preocupações e queixas do mercado”, afirmou em nota o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.

“A inflação acima de 8% nos últimos 12 meses e o preço do diesel dando um salto fazem com que o custo do transportador aumente exponencialmente.”

Na terça-feira, representantes de caminhoneiros se reuniram com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para apresentar demandas do setor, incluindo temas como a política de preços da estatal.

De acordo com Hacad, maio “foi o mês mais crítico” para o preço do frete desde que a empresa começou a publicar seu índice, em fevereiro deste ano.

A FreteBras informou ainda que, na comparação com abril, o valor do frete recuou 0,14% no mês passado, enquanto o diesel acumulou alta de 6,38%. Os dados sobre o valor do combustível, disse a empresa, são retirados de relatório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em termos regionais, a FreteBras indicou que o Norte apresentou em maio o maior valor do quilômetro por eixo no Brasil, de 1,09 real, enquanto o Sudeste apurou o menor patamar, de 0,98 real.

O levantamento, acrescentou a companhia, tem como base o fluxo de dados de sua plataforma, que conta com 540 mil caminhoneiros cadastrados e 13 mil empresas assinantes.

O que você está lendo é [Valor do frete no Brasil fica estável apesar de salto do diesel, diz FreteBras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...