Comissão de Educação debate processo de escolha de dirigentes universitários; acompanhe
O Projeto prevê voto paritário entre docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos nos processos de escolha de dirigentes universitários (Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil)
A Comissão de 💥️Educação da 💥️Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (16) para discutir o 💥️Projeto de Lei 2699/11, da ex-deputada Sandra Rosado, que institui voto paritário entre professores, alunos e servidores técnico-administrativos nos processos de escolha de dirigentes universitários (reitores, vice-reitores, diretores e vice-diretores).
O debate atende a requerimento do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), subscrito pelas deputadas Professora Rosa Neide (PT-MT) e Alice Portugal (PCdoB-BA).
Relator da proposta em discussão, Mitraud lembra que a 💥️Lei 5.540/68 estabelece que os reitores e os vice-reitores das universidades federais serão nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice indicada pela instituição.
Entretanto, acrescenta o parlamentar, como é permitida a realização de consulta prévia à comunidade acadêmica para a composição da lista, tornou-se prática comum no 💥️Brasil a nomeação dos dirigentes a partir de “eleições internas”.
“Ocorre que tal modelo foi objeto de forte ataque pelo 💥️governo federal nos últimos anos, que se valeu da prerrogativa de indicar qualquer nome da lista tríplice para não indicar o primeiro colocado nas eleições internas das instituições de ensino”, aponta o relator.
O relator destaca que a postura reiterada de 💥️Jair Bolsonaro originou ações no 💥️Supremo Tribunal Federal (💥️STF) & ADI 6.565 e ADPF 759 -, que decidiu pela constitucionalidade da indicação de nome diverso do primeiro colocado na lista.
“Reconhecendo a relevância do tema, solicito a realização de audiência pública, a fim de aprofundar a discussão e endereçar uma solução à questão”, justifica Mitraud.
💥️Convidados
Foram convidados para o debate representantes do 💥️Ministério da Educação (💥️MEC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outros.
A reunião será realizada no plenário 12, às 9 horas.
O que você está lendo é [Comissão de Educação debate processo de escolha de dirigentes universitários; acompanhe].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments