Preços das moradias são pressão persistente para inflação da Zona do Euro, mostra estudo do BCE

Banco Central Europeu

Uma vez corrigida para incorporar os custos de habitação, a inflação da zona do euro teria atingido ou mesmo excedido a meta do BCE em alguns anos (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Os preços das moradias, que atualmente não fazem parte dos dados de 💥️inflação da 💥️zona do euro, teriam elevado persistentemente os preços ao consumidor nos últimos anos, mostrou um estudo publicado pelo 💥️Banco Central Europeu nesta terça-feira, destacando o desconforto das autoridades com o indicador atual.

Uma vez corrigida para incorporar os custos de habitação, a inflação da zona do euro teria atingido ou mesmo excedido a meta do BCE em alguns anos, mesmo quando o banco estava fornecendo um estímulo extraordinário para elevar os preços, mostraram os dados do estudo.

O documento, parte da recente revisão da estratégia do BCE, concluiu que os custos de habitação teriam levado a leituras de inflação “persistentemente mais altas” desde cerca de 2014 e, entre 2018 e 2023, a inflação teria sido cerca de 0,2 a 0,3 ponto percentual mais elevada.

O BCE interrompeu as compras de ativos conhecidas como flexibilização quantitativa no final de 2018, e os números sobre os preços da habitação parecem apoiar o argumento das autoridades conservadoras na época de que a evolução da inflação teria permitido uma retirada dessas medidas mais cedo.

Embora o BCE não calcule dados da 💥️inflação, a autoridade monetária disse em julho que considerará estimativas sobre o custo da habitação no cálculo da inflação até que a Eurostat, a agência de estatísticas da UE, ajuste a medida mais ampla.

O que você está lendo é [Preços das moradias são pressão persistente para inflação da Zona do Euro, mostra estudo do BCE].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...