Procon pede mais transparência nos reajustes de planos de saúde
O órgão de defesa do consumidor quer que as empresas divulguem os cálculos para se chegar aos percentuais de aumento dos planos (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O 💥️Procon de 💥️São Paulo encaminhou um pedido à 💥️Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que os 💥️planos de saúde aumentem a transparência com relação às cobranças e valores de reajustes.
O órgão de defesa do consumidor quer que as empresas divulguem os cálculos para se chegar aos percentuais de aumento dos planos.
Essas informações ficariam disponíveis nas páginas das operadoras e da ANS.
Além disso, o Procon pede que as empresas discriminem nos boletos mensais as cobranças feitas dos usuários.
“O consumidor deve ter a noção do que ele está pagando – o que é seguro saúde, o que é taxa de administração, de corretagem etc. Essa informação deve ser fornecida de forma transparente pelas operadoras”, defende o diretor do Procon, Fernando Capez.
O pedido se baseia, de acordo com o Procon, em uma resolução do Conselho Nacional de Saúde Suplementar publicada em setembro.
Em abril, o órgão de defesa do consumidor entrou com uma ação civil pública para questionar os aumentos de cinco operadoras de planos de saúde.
As 💥️empresas já haviam sido multadas pelo Procon pelos reajustes.
A Agência Brasil entrou em contato com a ANS, mas até o momento não obteve resposta sobre o pedido do Procon.
O que você está lendo é [Procon pede mais transparência nos reajustes de planos de saúde].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments