Disparada da dívida pública já provoca fuga de capitais no Brasil?

Dólar

Aumento da dívida pública afeta o fluxo cambial, aponta diretor-executivo do IFI (Imagem: Reuters/Akhtar Soomro)

Será que o Brasil já enfrenta um cenário de fuga de capitais em meio ao aumento da percepção de risco entre investidores, principalmente alimentada pelo 💥️sentimento de descumprimento do teto de gastos com novos programas sociais no radar da corrida eleitoral de 2022?

No pior cenário possível, o Instituto Fiscal Independente (💥️IFI) considera que o dólar 💥️pode bater em R$ 5,92 no ano que vem, conforme relatório de outubro.

“Do ponto de vista do balanço de pagamentos, ainda temos uma situação relativamente controlada no Brasil. O que ocorre no momento é uma atratividade maior do capital externo, motivando também o Banco Central a elevar a 💥️taxa Selic, que por sua vez tende a controlar a inflação e amenizar o dólar, ainda que se esteja num sistema de câmbio flutuante”, afirmou Felipe Salto, diretor-executivo do IFI e economista pela FGV/EESP, durante coletiva de imprensa na véspera (20).

Segundo Salto, apesar da derrocada recente do 💥️Ibovespa (💥️IBOV), o Brasil ainda está muito distante de um quadro de fuga de capitais, que lembre outros momentos históricos.

Por outro lado, o aumento da dívida pública afeta o fluxo cambial, segundo o especialista.

“Mesmo sem afetar o mercado spot (ou à vista), o 💥️dólar chegou a estressar até R$ 5,60 recentemente, apenas por uma discussão a respeito de gastos extras”, pondera.

O que você está lendo é [Disparada da dívida pública já provoca fuga de capitais no Brasil?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...