Após nova alta do IPCA, Bolsonaro culpa impostos e “fique em casa” por inflação

O presidente Jair Bolsonaro culpou “certos impostos” e as medidas de restrição adotadas por Estados e municípios para conter a disseminação da Covid-19 pela alta dos preços (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Pouco depois de o IBGE divulgar uma nova alta da inflação oficial do país nesta quarta-feira, o presidente 💥️Jair Bolsonaro culpou, em entrevista a uma rádio do 💥️Espírito Santo, “certos impostos” e as medidas de restrição adotadas por Estados e municípios para conter a disseminação da 💥️Covid-19 pela alta dos preços.

Mais cedo, o 💥️Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (💥️IBGE) anunciou que o 💥️Índice de Preços ao Consumidor Amplo (💥️IPCA) 💥️subiu 1,25% em outubro, após alta de 1,16% no mês anterior.

No acumulado de 12 meses até outubro, o IPCA teve alta de 10,67%, contra alta de 10,25% do mês anterior.

Pesquisa da 💥️Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 1,05% em outubro, acumulando em 12 meses alta de 10,45%.

De acordo com os dados do IBGE, o setor que mais contribuiu para a alta da inflação em outubro foi 💥️Transportes, com alta de 2,62%.

Bolsonaro tem apontado o 💥️ICMS cobrado por Estados como principal responsável pela elevação dos preços dos 💥️combustíveis, embora os preços nas refinarias tenham sido constantemente reajustados para cima pela 💥️Petrobras (💥️PETR3), estatal controlada pela União chamada mais cedo nesta quarta de 💥️“monstrengo” por Bolsonaro.

O que você está lendo é [Após nova alta do IPCA, Bolsonaro culpa impostos e “fique em casa” por inflação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...