Imunossuprimidos e quem recebeu vacina inativada deve tomar dose de reforço contra Covid, segundo OMS

Vacinas, Coronavírus, Saúde, Vacinação

Muitos países estão distribuindo doses de reforço, dando atenção aos idosos e às pessoas com problemas de saúde preexistentes (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A comissão de aconselhamento de 💥️vacinas da 💥️Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que pessoas que são imunossuprmidas ou que receberam uma vacina de vírus inativado deveriam receber uma dose de reforço de uma vacina contra Covid-19, disse a agência nesta quinta-feira.

Muitos países estão distribuindo doses de reforço, dando atenção aos idosos e às pessoas com problemas de saúde preexistentes, mas os temores com a nova variante 💥️Ômicron do 💥️coronavírus levam alguns deles a ampliar seu uso para parcelas maiores de suas populações.

Como os índices de vacinação estão preocupantemente baixos em grande parte do mundo em desenvolvimento, a OMS disse nos últimos meses que administrar doses primárias deveria ser uma prioridade, e não a aplicação de doses de reforço.

A recomendação veio depois que o Grupo de Aconselhamento Estratégico de Especialistas (Sage) para imunização realizou uma reunião na terça-feira para avaliar a necessidade de vacinas contra Covid-19 de reforço.

Falando em um briefing, o presidente do Sage, Alejandro Cravioto, disse que dados emergentes mostraram que a eficácia das vacinas contra a Covid-19 diminui e que um declínio considerável é visto em particular em pessoas mais velhas.

As vacinas contra Covid-19 protegem “muito bem” até seis meses após a última dose, tendo uma “redução pequena, modesta” na proteção, disse Kate O’Brien, diretora do departamento de imunização da OMS.

As vacinas inativadas, que pegam o vírus SARS-CoV-2 e o desativam ou matam usando agentes químicos, calor ou radiação, são feitas pela fabricante chinesa 💥️Sinovac Biotech, pela estatal também chinesa Sinopharm e pela indiana Bharat Biotech.

Uma dose única da vacina 💥️Johnson & Johnson ainda é eficaz, mas dados de testes clínicos da empresa com duas doses mostram claramente o benefício de se receber uma vacinação adicional, disse Cravioto.

O que você está lendo é [Imunossuprimidos e quem recebeu vacina inativada deve tomar dose de reforço contra Covid, segundo OMS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...