Empresas digitais apostam em lojas físicas para engrossar faturamento

Home Office

Com isso, esperam acelerar a captação de novos clientes e ampliar a divulgação da marca (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois do forte crescimento do comércio online durante a pandemia, 💥️empresas nativas digitais estão fazendo o caminho inverso e abrindo lojas físicas.

Com isso, esperam acelerar a captação de novos clientes e ampliar a divulgação da marca.

O movimento inclui nomes como a Wine, especializada em vinhos, a 💥️Mobly, de móveis, e o brechó online TROC, entre outros.

“O varejo físico proporciona complementos importantes. Além da captação de novos clientes a um custo baixo, traz relacionamento, engajamento dos clientes e também funciona como um ponto de distribuição para as vendas online”, explica Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail, lembrando que esse mesmo caminho já foi seguido antes, nos 💥️EUA, pela gigante online 💥️Amazon (💥️AMZN).

No caso da Wine, a primeira loja foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) pouco antes do início das medidas de isolamento social, no fim de 2023.

A exemplo do restante do 💥️varejo, a loja teve de baixar as portas logo em seguida, mas foi buscar na geolocalização uma forma de encontrar clientes próximos do ponto físico para o atendimento das vendas online & e o ponto acabou virando um centro de distribuição de produtos para a região.

Quando o comércio em geral voltou a funcionar, as entregas realizadas a partir da loja continuaram sendo estratégicas, mas outro ponto se mostrou um diferencial: com o crescimento do consumo de vinhos no País, o ponto físico se tornou uma importante arma de captação de novos clientes, aponta German Garfinkel, diretor da Wine.

“A ideia é a gente cortar a distância dos nossos sócios e clientes”, afirma o executivo. Pelo modelo adotado pela empresa, sócios ou assinantes da plataforma Clube Wine recebem, periodicamente, os rótulos selecionados pela casa.

Depois da loja em 💥️Belo Horizonte, a Wine abriu mais sete lojas em 2023 e outras oito neste ano. Em 2022, a ideia é abrir uma ou duas lojas por mês, diz Garfinkel. Mas os pontos de venda serão usados mais do que para vender: passada a pandemia de covid-19, a ideia é elaborar uma rotina de eventos e degustações, ampliando a interação com a clientela.

MÓVEIS E MODA

No e-commerce de móveis Mobly, a loja física deu um empurrão para que a marca fosse reconhecida pelos clientes. Essa foi a ideia que pautou a abertura, em 2023, da primeira megastore, com 3 mil metros quadrados, na Marginal Tietê.

A tese se provou correta e, agora, já são 15 lojas. Depois da capitalização vinda da recente oferta inicial de ações (💥️IPO, na sigla em inglês), está nos planos da companhia dobrar o número de pontos de atendimento até o fim de 2022, comenta o fundador e presidente da Mobly, Victor Noda. “A loja física não é somente um importante canal de venda, mas é muito rentável”, afirma o executivo, que atua em um setor em que as vendas são predominantemente no mundo físico: cerca de 90%.

No caso da Mobly, a ideia não foi deixar de lado as características do💥️ e-commerce. O executivo conta que, hoje, 40% do que é vendido no ponto físico não está na loja. “A loja acaba sendo uma extensão do digital.”

O brechó online TROC, recém-adquirido pelo Grupo 💥️Arezzo (💥️ARZZ3), é outro que se lançou ao mundo físico. Além das duas lojas em funcionamento, a companhia mapeou três localizações para as próximas unidades. “Queremos desmistificar a visão que muitas pessoas ainda têm em relação à moda circular”, afirma a presidente da TROC, Luanna Toniolo.

Já a startup de produtos para bebês Grão de Gente fará sua estreia com uma unidade de 500 metros quadrados em Santos & cidade natal do fundador da empresa, Gustavo Ferro, que também já prepara seu desembarque na capital paulista. No ano passado, a Grão de Gente faturou R$ 250 milhões, alta de 25% em relação ao ano anterior.

O que você está lendo é [Empresas digitais apostam em lojas físicas para engrossar faturamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...