Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas
Índice de gerentes de compras de manufatura (PMI) de Caixin foi de 50,9, o mais alto desde junho de 2023. (Imagem: REUTERS/Gabriel Crossley)
A ô💥️micron e dados da Europa e da💥️ China são alguns dos destaques dos relatórios de abertura das corretoras nesta terça-feira (4).
O Ibovespa futuro subia 0,71% pela manhã, após as bolsas internacionais começarem o dia levemente positivas, com Estados Unidos em alta de %0,2 e Europa registrando avanço de 0,6%.
Na China, o mercado encerrou o pregão em queda de 0,5%, após piora nos dados de exportações e confiança das empresas contrabalancearem o maior crescimento da produção industrial nos últimos seis meses.
Veja o que os analistas esperam para esta terça:
XP: Alemanha e China
A 💥️XP Investimentos comenta que as vendas de varejo na Alemanha e PMI na China criam otimismo apesar da ômicron.
“Os dados divulgados no início do dia mostraram que o índice de gerentes de compras de manufatura (PMI) de Caixin foi de 50,9, o mais alto desde junho de 2023 e acima da marca de 50, indicando crescimento (expectativa era 50, enquanto o índice estava em 49,9 em novembro)”.
A atividade fabril da China cresceu em um ritmo mais rápido em dezembro, graças aos aumentos de produção e ao afrouxamento das pressões sobre os preços, disse a corretora. “No entanto, um mercado de trabalho mais fraco e a confiança dos empresários estão pesando sobre o mercado”.
A XP lembra que, na Alemanha, as vendas no varejo subiram 0,6% no mês em termos reais, superando a previsão da Reuters de uma queda de 0,5%. “Mas a rápida disseminação da variante Omicron agora está obscurecendo as perspectivas para os varejistas no início de 2022 também”.
Commcor: varejo penalizado
A Commcor espera ver as ações de varejo entre os destaques negativos do Ibovespa ao longo dos próximos meses. Na segunda, os papéis do setor caíram.
A corretora diz que a inflação parece ser o principal ponto de atenção. “Apesar da estarmos ainda no início do ano, a preocupação cada vez maior com relação ao cumprimento da meta inflacionaria para este ano colocam o setor de varejo em situação delicada”.
A alta generalizada dos preços pressiona a renda da maioria da população que deve concentrar boa parte de seus gastos em determinados bens, lembra a Commcor.
“A real necessidade do bem deverá ser fator principal na hora da decisão do consumo, sobrando um espaço cada vez menor na renda para demais bens do setor de varejo”.
Mirae: leilão do Tesouro
A 💥️Mirae Asset destaca que ainda hoje acontece o primeiro leilão do Tesouro (LFT e NTN-B) e serão divulgadas as vendas de veículos de dezembro pela Fenabrave.
O Ibovespa tende a registra recuperação no pregão de hoje, mas sujeito a volatilidade e ao humor dos investidores com o Brasil, disse a corretora.
Terra: desoneração da folha
A 💥️Terra Investimentos destaca que, no Brasil, a desoneração da folha de pagamento sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro encontra problemas no Tribunal de Contas da União.
2021 terminou e não foram adotadas medidas tributárias para compensar a perda de R$ 9,1 bilhões na arrecadação de 2022, sublinha a corretora.
“No dia 29 o secretário do Tesouro Nacional afirmou que é necessário haver compensação para a prorrogação da desoneração da folha; mas a sanção foi publicada dia 31, sem que houvesse medidas compensatórias”.
O que você está lendo é [Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments