Saiba onde encontrar os CDBs mais rentáveis (eles não estão nos bancões ou nas corretoras)

Com mais uma alta da 💥️taxa Selic, agora em 10,75%, os investimentos de 💥️renda fixa ficam mais atrativos.

Muitos preferem tirar o dinheiro aplicado no sobe e desce da Bolsa brasileira e deixá-lo rendendo em algum produto que ofereça menos riscos. E o produto da vez é o 💥️CDB (💥️Certificado de Depósito Bancário).

Segundo dados da 💥️Anbima sobre investimentos dos brasileiros, o 💥️CDB foi o produto de renda fixa que mais cresceu no ano de 2023, saltando 15,7%, com volume financeiro de R$ 67 bilhões, entre os investidores de varejo.

Os 💥️CDBs estão disponíveis na maioria dos bancos e, por comodidade, acabam sendo uma das primeiras opções para quem quer migrar o dinheiro da 💥️poupança para algo mais rentável.

Mas será que são os bancões que possuem os 💥️CDBs mais rentáveis do mercado?

Jaqueline Benevides, analista de renda fixa do 💥️TC (💥️TRAD3), explica que não é nos grandes bancos — e nem mesmo nas 💥️corretoras —, que o investidor vai achar o 💥️CDBs com as taxas mais interessantes.

“Nos grandes bancos, os 💥️CDBs pós-fixados pagam em torno de 95% a 105% do 💥️CDI. Em bancos menores, é possível encontrar taxas de 110% a 120% do 💥️CDI. Já nas corretoras, o investidor encontra produtos pagando entre 110% e 120% do 💥️CDI, na média”, afirma.

Para a especialista, é o mercado secundário que oferece os maiores potenciais de ganhos quando o assunto é 💥️esse tipo de investimento, com títulos 💥️que pagam entre 130% a até 150% do CDI.

Mercado secundário

Moedas de 1 real e 50 centavos empilhadas. Ao fundo, uma nota de 100 reais.

No mercado secundário de renda fixa, o investidor pode encontrar CDBs que chegam a pagar até 150% do CDI (Imagem: Getty Images)

No mercado secundário, as negociações acontecem diretamente entre investidores, sem a participação do emissor do ativo.

“O mercado secundário de 💥️renda fixa pode ser acessado pelo próprio investidor nas 💥️corretoras, cujas melhores oportunidades estão presentes por volta da abertura das negociações (💥️às 10h no horário de Brasília), ou com auxílio de um assessor de investimento”, destaca Benevides.

Se o mercado primário é marcado por exemplos clássicos como 💥️ofertas públicas iniciais de ações (💥️IPOs), emissão de 💥️debêntures ou leilões tradicionais do 💥️Tesouro Nacional, o mercado secundário oferece liquidez às operações do mercado primário.

A grande vantagem de negociar no mercado secundário é a possibilidade de resgatar as aplicações antes do vencimento.

Por exemplo: digamos que o investidor contrate um 💥️CDB em 2023 a 14% ao ano, com vencimento para 2025. Ele precisa resgatá-lo hoje, no entanto, o CDB em questão só tem liquidez no vencimento.

Uma forma de resgatar o título é negociá-lo no mercado secundário. A boa notícia é que, nesse mercado, essa negociação não se dá pela taxa que está sendo praticada hoje, mas sim pela taxa pactuada no início da operação.

Para o investidor que adquirir aquele 💥️CDB isso será uma vantagem, pois 💥️com a Selic no patamar de 10,75% ao ano, ele não conseguiria hoje a taxa original no mercado primário.

Em outras palavras, nenhum banco ou 💥️corretora pagaria 14% ao ano hoje por um 💥️CDB que vencerá em 2025, ou seja, daqui a três anos.

Por um lado, o mercado secundário ajuda o investidor que necessita de recursos antes do vencimento da aplicação. Por outro, oferece opções interessantes para quem procura diversificação para a carteira com rentabilidade.

É importante saber que o mercado secundário também negocia praticamente todos os produtos de renda fixa, como 💥️LCIs, 💥️LCAs, 💥️Tesouro Direto, 💥️debêntures, entre outros.

💥️Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

O que você está lendo é [Saiba onde encontrar os CDBs mais rentáveis (eles não estão nos bancões ou nas corretoras)].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...