Se você é correntista, o CDB oferecido no banco rende mais no fim das contas?
Um dos primeiros lugares em que se tem contato com os CDBs é nos grandes bancos (Imagem: Pixabay)
Com a alta da taxa de juros, muitos investidores têm recorrido aos 💥️CDBs (💥️Certificados de Depósito Bancário) em busca de uma rentabilidade atrativa e mais segurança, já que os papéis oferecem menos riscos do que a 💥️renda variável.
Dados da Anbima apontam, inclusive, que o CDB foi o 💥️produto de renda fixa que mais cresceu em 2023. E um dos primeiros lugares em que se tem contato com esse tipo de investimento é nos grandes bancos.
Afinal, por definição, os 💥️CDBs são empréstimos de dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de 💥️crédito. Isso mesmo, na prática, você pode emprestar dinheiro para bancos e ganhar 💥️juros por isso.
Os CDBs costumam ser uma das primeiras opções para quem quer migrar o dinheiro da 💥️poupança para algo mais rentável, atraindo 💥️principalmente investidores conservadores, que levam em conta o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma espécie de “mecanismo de segurança” do mercado.
Se os grandes bancos são uma porta de entrada para investir em 💥️CDBs, será que os correntistas têm algum tipo de benefício? Talvez uma rentabilidade maior?
Na prática não é o que acontece, explica Jaqueline Benevides, analistas de renda fixa do 💥️TC (💥️TRAD3), sobretudo no caso dos clientes que não são alta renda ou private.
A especialista destaca que nos grandes bancos o investidor quase sempre só encontra 💥️CDBs de emissão da própria instituição, cujas rentabilidades ficam abaixo do 💥️CDI.
“Ao invés de se ter algum benefício no 💥️CDB em si, o correntista de banco normalmente encontra apenas uma taxa de juros diferenciada na contratação de um empréstimo tomado no banco, por exemplo”, afirma a especialista.
O que você está lendo é [Se você é correntista, o CDB oferecido no banco rende mais no fim das contas?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments