Voto feminino comemora 90 anos, Senado promove sessão especial para celebração
Em 1965, o voto feminino tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Hoje completam-se 90 anos do reconhecimento do 💥️voto feminino no 💥️Brasil, e o 💥️Senado faz uma sessão especial em homenagem à efeméride. Após ser reconhecido em 1932, o voto feminino foi incorporado à Constituição de 1934, mas era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens.
💥️Histórico
Nesse contexto, ganhou força o movimento feminista, tendo à frente a professora Maria Lacerda de Moura e a bióloga Bertha Lutz, que fundaram a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher – um grupo de estudos cuja finalidade era a luta pela igualdade política das mulheres.
Posteriormente, Bertha Lutz criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, considerada a primeira sociedade feminista brasileira. Essa organização tinha como objetivos básicos: “promover a educação da mulher e elevar o nível de instrução feminina; proteger as mães e a infância; obter garantias legislativas e práticas para o trabalho feminino; auxiliar as boas iniciativas da mulher e orientá-la na escolha de uma profissão; estimular o espírito de sociabilidade e cooperação entre as mulheres e interessá-las pelas questões sociais e de alcance público; assegurar à mulher direitos políticos e preparação para o exercício inteligente desses direitos; e estreitar os laços de amizade com os demais países americanos.”
O que você está lendo é [Voto feminino comemora 90 anos, Senado promove sessão especial para celebração].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments