Copom, Fed, IPCA: Cinco assuntos quentes para o Brasil na semana
Copom deve elevar a Selic em ao menos 1pp e sinalizações do comunicado vão mover os juros futuros após a perspectiva sobre a inflação ser agravada (Imagem: Beto Nociti/Banco Central)
Mercado divide atenções entre o conflito no leste europeu e as decisões dos bancos centrais nos 💥️EUA, 💥️Japão, 💥️Reino Unido e no Brasil.
💥️Copom deve elevar a 💥️Selic em ao menos 1pp e sinalizações do comunicado vão mover os 💥️juros futuros após a perspectiva sobre a 💥️inflação ser agravada pela alta dos 💥️combustíveis e 💥️IPCA.
Fed deve iniciar ciclo de aperto monetário com alta das commodities, que amplia os riscos 💥️inflacionários e para o crescimento. 💥️B3 retomará horário normal.
Copom após IPCA
O mercado amplia a aposta em um 💥️Copom mais hawkish após a alta dos combustíveis e a aceleração maior que o previsto do IPCA de fevereiro.
A curva de DI precifica elevação de 114 pontos na semana que vem e mais 96 pontos em maio & sugerindo probabilidade de duas altas seguidas de 1pp nas duas próximas reuniões ou até mesmo uma elevação de 1,25pp neste 💥️Copom, seguida de 0,75pp ou 1pp em maio.
Antes mesmo dos eventos dos dois últimos dias, o mercado já considerava a possibilidade de o BC ter de estender o aperto monetário mais do que o previsto anteriormente para ancorar as expectativas 💥️inflacionárias no novo cenário de preços mais altos do 💥️petróleo e outras 💥️commodities.
Fomc, BOJ e BOE
O custo econômico da guerra, incluindo um aumento sem precedentes nos preços das commodities, será o pano de fundo das decisões de três dos BCs mais influentes do mundo: o Fed, o Banco da Inglaterra e o Banco do Japão.
O presidente do Fed, 💥️Jerome Powell, que falará após a decisão, já disse que recomendará um aumento de 0,25pp em 16 de março, no primeiro aumento desde dezembro de 2018.
No Reino Unido, o BOE anuncia sua decisão dia em 17 de março, com as apostas indicando mais de 1pp de aumento até junho. Os BCs do Japão, Indonésia e Taiwan também se reúnem.
E os investidores estarão atentos a qualquer anúncio de estímulo do BC chinês depois que o país estabeleceu agressiva meta para a economia.
A 💥️China divulga dia 14 dados de produção industrial e vendas no varejo. EUA divulgarão dados de varejo e indústria, além do PPI.
Rússia x Ucrânia
A guerra na 💥️Ucrânia continua como fonte de volatilidade dos ativos. Nesta sexta-feira, as bolsas chegaram a mostrar alívio com comentários de 💥️Putin. “Há certos desenvolvimentos positivos, até onde os negociadores do nosso lado me informaram”, disse o presidente Vladimir Putin, segundo a IFX.
Conversas acontecem quase diariamente, disse o presidente russo. Por volta do meio-dia, porém, os ativos devolveram a melhora.
Presidente dos EUA, 💥️Joe Biden, defendeu o fim das relações comerciais normais com a 💥️Rússia. Os ativos de risco tiveram alívio na quarta-feira com perspectiva de entendimento entre países em conflito, mas reverteram parte das altas no dia seguinte com a falta de acordo.
Combustíveis e fertilizantes
Após o reajuste dos preços da 💥️Petrobras (💥️PETR3;PETR4), o governo ainda avalia a possibilidade de criar subsídio temporário para o diesel, caso os efeitos da invasão russa na Ucrânia sigam aumentando, disse 💥️Paulo Guedes, ao lado do ministro de Minas e Energia, 💥️Bento Albuquerque, na quinta-feira.
Segundo o Estado, cegonheiros e transportadores de combustíveis anunciaram paralisação a partir da última sexta-feira. O governo também tenta evitar falta de fertilizantes, que o Brasil importa da 💥️Rússia. O Brasil vai defender na FAO que os produtos fiquem fora de sanções contra Moscou.
Eletrobras, Braskem, B3
A 💥️Eletrobras, que teve o processo de desestatização recentemente aprovado pelos acionistas, divulga os resultados trimestrais e de 2023 na próxima segunda-feira.
A semana também tem na agenda os balanços de 💥️Magazine Luiza, também no dia 14, 💥️Braskem, dia 16, e B3, no dia 17, entre outros.
Os interessados em contribuir com a consulta pública sobre a privatização do Porto de Santos têm até 16 de março para se manifestar e o 💥️Cade espera novas informações sobre a venda da refinaria Reman até dia 15. A B3, que retomará o horário normal de funcionamento das 10:00 até 17:00 na segunda-feira, terá vencimentos de opções dias 16 e 18.
O que você está lendo é [Copom, Fed, IPCA: Cinco assuntos quentes para o Brasil na semana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments