Telegram apaga publicação de Bolsonaro após determinação do TSE
Apesar de não ser indiciado por vazamento de dados confidenciais, Bolsonaro tem mensagem apagada no Telegram por determinação do STF (Imagem: Shutterstock/Marcelo Chello)
O 💥️Telegram,💥️ aplicativo de mensagens que havia sido suspenso no Brasil, apagou uma publicação do presidente 💥️Jair Bolsonaro (PL) no domingo (20), após o líder do executivo divulgar documentos sigilosos sobre o andamento de investigações da 💥️Polícia Federal.
A medida foi tomada pela empresa depois de determinação do ministro 💥️Alexandre de Moraes, do 💥️Supremo Tribunal Federal (STF), feita após Bolsonaro compartilhar arquivos confidenciais acerca das investigações por trás da invasão hacker sofrida pelo 💥️Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018.
Mesmo sem evidências de que as urnas foram fraudadas, o presidente declarou “que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável”.
Na época da publicação, Bolsonaro travava um embate com a corte eleitoral a fim da implementação do voto impresso. Ao mesmo tempo, o STF dava encaminhamento ao inquérito das 💥️fake news e às investigações dos atos virtuais antidemocráticos – ambos relatados pelo ministro Alexandre de Moraes.
A publicação realizada em agosto de 2023 já era alvo de investigações da 💥️Procuradoria-Geral da República (PGR) desde o ano passado.
Entretanto, apenas em fevereiro deste ano que a Polícia Federal concluiu o vazamento de dados sigilosos, incriminando o presidente Bolsonaro, o deputado Filipe Barros (PSL) e o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens da Presidência da República.
Apesar do vazamento de dados, apenas Barbosa foi indiciado, já que Bolsonaro e Barros não poderiam ser alvos de indiciamento sem autorização prévia devido ao foro privilegiado.
O que você está lendo é [Telegram apaga publicação de Bolsonaro após determinação do TSE].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments