Ibovespa (IBOV) tem outro pregão positivo após ata do Copom; índice sobe quase 1%
Ibovespa: empresas de varejo e tecnologia têm sessão positiva; commodities caem (Imagem: Divulgação/B3)
O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) encerrou mais um pregão com bom patamar de valorização, com o mercado digerindo a ata divulgada pelo 💥️Banco Central (💥️BC) nesta terça-feira (22).
O 💥️índice fechou em alta de 0,96%, a 117.272,44 pontos.
Desta vez, as empresas de varejo e tecnologia ajudaram a sustentar o tom positivo do dia. O 💥️Inter (💥️BIDI11), que havia caído mais de 8% na sessão passada, marcou uma das principais altas do índice hoje.
As commodities, que foram protagonistas da ponta positiva ontem, apresentaram as maiores quedas. As ações da 💥️Vale (💥️VALE3), pressionadas pelo recuo do minério de ferro, não conseguiram reverter a trajetória de perdas e fecharam com desvalorização de 2,24%, a R$ 96,60.
Ata do Copom
O BC divulgou pela manhã a ata da última reunião do 💥️Comitê de Política Monetária (💥️Copom), que resultou na elevação da 💥️taxa básica de juros, a 💥️Selic, para o patamar atual, de 11,75%.
De acordo com o documento, as autoridades monetárias optaram por adotar uma trajetória de juros “mais tempestiva” em meio aos desdobramentos da guerra na Ucrânia.
Com o choque de oferta pressionando ainda mais a inflação, o Copom sinalizou que está preparado para ajustar a intensidade do aperto monetário, se necessário.
Apesar das sinalizações mais agressivas, o BC manteve a previsão de aumento de um ponto percentual na Selic em maio.
Na terra do tio Sam, o presidente do 💥️Federal Reserve (💥️Fed), 💥️Jerome Powell, fez um discurso ontem em conferência da National Association for Business Economics, sinalizando que o banco central norte-americano deve agir “rapidamente” no combate à inflação, com possibilidade de implementação de aumentos de juros acima do normal, caso a medida se mostrar necessária.
A última reunião do Fed marcou o início do ciclo de alta dos juros nos EUA. Na ocasião, as autoridades elevaram a taxa em 0,25 ponto percentual, para 0,25-0,5%.
Nesta terça, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, defendeu que a instituição precisa “agir agressivamente” para manter a inflação sob controle. Bullard acredita que o banco central norte-americano deve aumentar o ritmo e elevar os juros do país acima de 3% em 2022.
O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) tem outro pregão positivo após ata do Copom; índice sobe quase 1%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments