Petrobras (PETR4): O que diz a ponta compradora sobre a troca de CEOs

Petrobras PETR3 PETR4 Adriano Pires Novo CEO COMBUSTÍVEIS

Últimas declarações de Pires foram de apoio ao reajuste dos preços promovido pela gestão de Silva e Luna. (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A indicação do economista 💥️Adriano Pires para a presidência da 💥️Petrobras (💥️PETR4) pouco altera a percepção dos investidores sobre a companhia, 💥️que seguem uma linha de raciocínio semelhante à de bancos e corretoras.

Os papéis da estatal subiram 2% nesta terça-feira (29), a R$

“O conselho que vai assumir [em abril] tem uma orientação muito pró-mercado. Além disso, todo mundo já sabe o que pensa o novo CEO”, afirma.

💥️Pires é doutor em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII. A última passagem do economista pelo governo foi como assessor da diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (💥️ANP).

As últimas declarações de Pires foram de apoio ao reajuste dos preços promovido pela gestão de Silva e Luna.

Impacto sobre a imagem da Petrobras

O gestor da💥️ 3R Investimentos, que tem uma posição relevante na estatal, diz que a mudança de CEO não tem exatamente um impacto positivo sobre a imagem da Petrobras. “Não existe justificativa para a mudança, do ponto de vista de negócio”.

Para Boselli, pouco se fala sobre a atuação da empresa,💥️ investimentos e geração de caixa. “Se a gente parar pensar, nos últimos dois anos, o que mais se fala é em política de preços”, afirma.

O especialista lembra que uma mudança na política de preços teria como empecilho a 💥️Lei das Estatais, que determina que o controlador ressarça a empresa em caso de medidas que prejudiquem os 💥️acionistas minoritários.

A 3R Investimentos diz ter aumentado a posição em Petrobras quando as ações da empresa caíram bruscamente com a troca anterior de presidente, no ano passado.

O impacto da Petrobras nas eleições

Nem mesmo o 💥️risco eleitoral e de um novo governo abala a confiança na tese sobre a Petrobras, diz Boselli, que avalia que a mudança na política de preços da companhia teria um custo político. “Tem ganho [do governante], mas acho que também perde muito”.

Werner Roger, CIO e um dos fundadores da 💥️Trígono Capital, tem opinião diferente, apesar de avaliar que a troca de presidente na empresa tem pouco impacto sobre a companhia.

“O Adriano Pires é realmente um especialista do setor, mas nós temos eleições nos próximos meses, e um dos candidatos já declarou ser contra a atual política de preços”.

O gestor destaca que o mandato de Pires pode ser curto, por conta de uma eventual troca de governo, mas diz acreditar que o economista não embarcaria em posição de executivo que fosse contra aquilo que ele expressou acreditar sobre o mercado.

Para Roger, a mudança no comando da Petrobras pode ter acontecido por um descontentamento do presidente 💥️Jair Bolsonaro envolvendo um dos reajustes de preços promovidos pela estatal, que aconteceu em um momento em que o Executivo discutia a redução de impostos.

A gestora não investe na estatal e defende o investimento em💥️ PetroRecôncavo (💥️RECV3) como forma de exposição ao petróleo.

*Colaborou Alexa Meirelles

O que você está lendo é [Petrobras (PETR4): O que diz a ponta compradora sobre a troca de CEOs].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...