Ibovespa (IBOV) pode queimar ganhos do ano e tem em decisão de juros ‘divisor de águas’

Ibovespa

Analistas já veem Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos, em meio ao cenário econômico nada animador. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) tem mais um dia complicado para investidores, enquanto analistas avaliam possíveis impactos das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos nesta semana.

Por volta das 13h10, o principal índice brasileiro tombava 1,93%, aos 105 mil pontos.

Segundo analistas consultados pelo 💥️Money Times, a queda do 💥️Ibovespa reflete o recuo da atividade econômica chinesa.

O 💥️PMI da indústria de abril medido pela Caixin/Markit caiu de 48,1 para 46,0, o mais baixo desde fevereiro/2020, acentuando a contração da atividade manufatureira no país. O 💥️PMI da indústria no mês oficial, medido pelo governo, recuou de 49,5 para 47,4, abaixo dos 48 previstos.

Isso impactou diretamente o principal setor da Bolsa: as 💥️commodities. Vale (VALE3) exibia recuo de 2,02% e 💥️Petrobras (💥️PETR4) caía 2,51%.

“Nesse momento, operamos com viés negativo. Estamos com a expectativa da Super Quarta, com Copom e Fed”, coloca Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management.

Para ele, a inflação é “o grande câncer mundial” para ser curado neste momento & a cura, diz, vem por meio de juros.

Bruno Komura, analista da 💥️Ouro Preto Investimentos, lembra que a bolsa brasileira tem uma correlação muito alta com a 💥️China.

“O movimento de aversão a risco é por causa do Fed. Tem grandes chances de vir um discurso ✅hawkish [duro, de forte aperto monetário] para controlar a inflação”, completa.

Ele comenta que está muito difícil avaliar como será o movimento da bolsa nós próximos dias.

“Com as informações que temos hoje, achamos que a bolsa deve ficar de lado porque não temos gatilhos para uma valorização sólida/robusta (por mais que no relativo, o Brasil esteja melhor que muitas economias) e a tendência é de deterioração lá fora”, avalia.

Para o analista, a eleição causa “bastante incerteza, mas parece que as preocupações estão superestimadas”.

Já 💥️Pedro Gaudi, da 💥️Mirae Asset, pontua que as bolsas lá fora estão caindo e os riscos fiscais e eleições estão provocando fuga de capital estrangeiro da bolsa. “💥️Ibovespa tem tudo para queimar os ganhos do ano em breve”, completa.

Divisor de águas

Para Victor Benndorf, da corretora que leva o seu sobrenome, o 💥️Copom pode ser um divisor de águas para os próximos dias, especialmente no que tange a longevidade desse ciclo.

“Se 💥️Campos Neto firmar a sua posição novamente que estamos no teto, podemos ter um alivio aqui”, diz.

Ele acrescenta que o 💥️IBOV mantém um cenário neutro no longo prazo, fato que deve exigir agilidade dos investidores ao longo de todo o ano, segundo o analista.

Lucas Monteiro, operador de multimercados da Quantitas, disse que notícias negativas sobre a economia chinesa explicam “na margem” a abertura negativa do índice.

No entanto, pontual, o movimento do 💥️Ibovespa “está parecendo muito mais uma briga técnica em torno da região dos 108 mil, 109 mil pontos”.

Monteiro projeta sessão de volatilidade elevada, “assim como foi na sexta-feira”, e afirma que ainda não é possível definir uma direção para o dia.

O noticiário fiscal também voltou ao radar com a possibilidade do presidente 💥️Jair Bolsonaro e aliados proporem a retirada de um 💥️Auxílio Brasil permanente do teto de gastos em 2023, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Entre os dados econômicos, o Índice de 💥️Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), subiu em fevereiro menos do que o esperado pelo mercado.

No exterior, os principais índices em 💥️Wall Street subiam entre 0,5% e 0,9%, em meio à sessão volátil.

*Com informações da Reuters

💥️Receba as newsletters do Money Times!

💥️Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O 💥️Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) pode queimar ganhos do ano e tem em decisão de juros ‘divisor de águas’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...