Fogos causam impacto “tremendo” na animação turística na Madeira. Há 90% dos serviços cancelados &
💥️Os fogos que lavram há mais de uma semana na Madeira estão gerar “um impacto tremendo” e a “penalizar” as atividades de animação 💥️turística que já registam entre 80 a 90% de cancelamentos dos serviços, apesar de o alojamento turístico manter a normalidade. A garantia é dada ao ECO/Local Online pelo presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Jorge Veiga França, que diz, para já, não ser possível calcular o valor dos prejuízos.
“O setor que 💥️está a ser severamente penalizado, neste momento, é o da animação turística, pois grande parte das nossas atrações turísticas terrestres realiza-se nas zonas montanhosas que foram fortemente fustigadas pelos incêndios”, sublinha o presidente da ACIF em declarações ao ECO/Local Online.
Os incêndios deflagram há dez dias e já destruíram cerca de 5.000 hectares do território da Madeira. Esta sexta-feira, o presidente do Governo Regional deu conta de apenas💥️ uma frente ativa, a norte do Pico Ruivo, concelho de Santana. Miguel Albuquerque considerou, por isso, a situação “mais calma”.
Sem, contudo, conseguir avançar com o valor dos prejuízos, uma coisa é certa para Jorge Veiga França: “💥️Temos um impacto grande no setor da animação turística, com cancelamentos avultados nas atividades de animação turística programadas para as nossas serras desde 18 de agosto, sem possibilidade de reagendamento”.
Aliás, detalha, “no que concerne à animação turística 💥️os cancelamentos rondam os 80% a 90%, só não sendo mais porque as empresas conseguiram desviar alguns dos programas agendados para locais não atingidos pelos fogos”.
A APAVT também não registou cancelamentos em alojamentos turísticos. “Com base no inquérito realizado aos nossos capítulos de distribuição e de ✅incoming, que reúnem, respetivamente, as agências de viagens retalhistas de ✅outgoing e as agências de viagens de✅ incoming (recetivas), os 💥️associados confirmaram que não há cancelamentos para a Madeira, exceto alguns casos pontuais e residuais”, detalha Pedro Costa Ferreira.
Aliás, justifica, “os agentes de viagens são profundos conhecedores do destino turístico Madeira e 💥️têm bem a noção de que o foco principal do incêndio está em zonas inacessíveis, quer a residentes quer a turistas, não afetando a essência do produto turístico oferecido, nem a satisfação obtida pela extraordinária experiência que representa passar uns dias de lazer na ilha”.
Para Pedro Costa Ferreira, “mais do que os incêndios, 💥️o maior desafio para as operações turísticas tem sido os condicionamentos no Aeroporto do Funchal, principalmente devido aos limites de vento impostos, que já deveriam ter sido revistos”.
Em relação à inoperacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira, este “já está a funcionar em pleno, e as situações de passageiros afetados por voos cancelados têm vindo a ser resolvidas”, avança, por sua vez, o presidente da ACIF. Ventos fortes concionaram a operação no Aeroporto da Madeira.
Para atenuar os constrangimentos inerentes aos frequentes episódios que se verificam, a ACIF sugere como a alternativa a 💥️solução “Madeira + 1”, utilizando as infraestruturas e transporte marítimo para o Porto Santo. Aliás, propõe, “a médio/longo prazo, deverá ser equacionada uma maior integração entre os dois aeroportos da RAM, eventualmente com recurso a um ferry mais rápido”.
Dotar um local nas imediações do aeroporto, de equipamento e infraestruturas básicas, para abrigar as pessoas desalojadas em virtude destas situações é outra das sugestões.
O que você está lendo é [Fogos causam impacto “tremendo” na animação turística na Madeira. Há 90% dos serviços cancelados & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments