Quantidade de combustível para térmicas em RR deve ser mantido na capacidade total
A medida foi discutida pelo Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) nesta quarta-feira (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)
Para garantir a confiabilidade no atendimento energético em 💥️Roraima, o governo determinou que o estoque de 💥️combustível disponível para geração das térmicas que atendem a capital do Estado, Boa Vista, passe a ser mantido na capacidade operacional total.
A decisão foi tomada após avaliação da logística de transporte de diesel para as usinas, devido às condições adversas de tráfego no trecho da BR-174 que liga a capital a 💥️Manaus, no 💥️Amazonas, por conta do período de fortes chuvas na região.
A medida foi discutida pelo Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) nesta quarta-feira, 1º. Foi a primeira reunião ordinária do colegiado presidida pelo ministro 💥️Adolfo Sachsida, que assumiu o💥️ Ministério de Minas e Energia (MME) após a saída de 💥️Bento Albuquerque do cargo.
De acordo com nota divulgada pela pasta, o 💥️Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que foram adotadas medidas operativas que levaram à estabilização do sistema em 💥️Roraima, que passa por uma transição de parte da geração de usinas termelétricas a 💥️diesel para 💥️gás natural.
A decisão foi tomada após avaliação da logística de transporte de diesel para as usinas, devido às condições adversas de tráfego no trecho da BR-174 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
Além disso, o grupo decidiu que a usina termelétrica Floresta seja mantida disponível no sistema por, pelo menos, mais 30 dias para reavaliação do ONS do plano de transição para as usinas vencedoras de 💥️leilão realizado em 2023.
“O CMSE deliberou que a quantidade de combustível disponível para geração das usinas térmicas que atendem Boa Vista/RR passe a ser mantido no montante equivalente à capacidade operacional total de estocagem, qual seja, 10,34 milhões de litros, até a entrada em operação comercial de solução estrutural que atenda àquele sistema, de modo a agregar confiabilidade ao suprimento”, diz a nota.
Sobre o fornecimento de energia em todo o País, o colegiado indicou que os estudos prospectivos apresentados, que contemplam avaliações até o final de novembro deste ano, indicam o pleno atendimento tanto em termos de energia quanto de potência em todo o período, sem que haja necessidade de uso da reserva operativa & ou seja, não será preciso acionar usinas térmicas que ficam disponíveis, mas sem injetar energia na rede.
Conforme dados do ONS, em maio, houve continuidade das chuvas na região Sul, o que resultou em maiores afluências às usinas hidrelétricas e recuperação das condições de armazenamento. Nas demais regiões, no entanto, as precipitações “foram predominantemente abaixo da média histórica”.
“Ainda assim, a melhora das condições hidrológicas do subsistema Sul se refletiu positivamente também sob a ótica do SIN Sistema Interligado Nacional, uma vez que houve maior contribuição energética desse subsistema aos demais. Como consequência, foram alcançados ao final de maio, respectivamente, armazenamentos equivalentes de 66,4%, 90,3%, 94,3% e 98,9% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, e a previsão para o fim de junho nesses subsistemas é de 66,1%, 93,9%, 92,0% e 99,1%.”
O ONS também informou que no mês de maio foi exportada energia elétrica para a 💥️Argentina, gerada por usinas termelétricas que não estavam sendo utilizadas para atender o sistema interligado nacional, em modalidade comercial e de excedente de geração de usinas hidrelétricas, em modalidade de swap.
💥️Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Money Times: https://t.me/MoneyTimesBR
O que você está lendo é [Quantidade de combustível para térmicas em RR deve ser mantido na capacidade total].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments