António Costa felicita Teresa Anjinho, a portuguesa escolhida para provedora da justiça europeia.pt - &
💥️O presidente do 💥️Conselho Europeu💥️, António Costa, felicitou a antiga deputada Teresa Anjinho pela sua 💥️eleição para provedora de justiça europeia💥️, destacando um cargo "fundamental para criar confiança entre as instituições da UE e os 💥️cidadãos".💥️
"O trabalho do Provedor de Justiça para promover uma boa administração é fundamental para criar confiança entre as instituições da UE e os cidadãos. Parabéns, Teresa", vincou o ex-primeiro-ministro português, numa nota na rede social X.
💥️Teresa Anjinho, que 💥️foi secretária de Estado da Justiça, provedora-adjunta de justiça de Portugal e deputada pelo CDS-PP, era uma de seis concorrentes ao cargo e foi 💥️eleita após duas rondas de votação, por voto secreto. 💥️Jurista💥️, especialista em direitos humanos, é membro do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF).
Na primeira votação, a candidata portuguesa foi a mais votada, mas não conseguiu a maioria necessária para a eleição. 💥️Conseguiu ser eleita com 344 votos a favor na segunda volta, em que participaram 654 eurodeputados, com um total de 603 votos válidos e 51 em branco.
Teresa Anjinho vai suceder a Emily O'Reilly e 💥️deverá assumir funções numa cerimónia de juramento, em 27 de fevereiro de 2025, no Tribunal de Justiça da União Europeia, para um 💥️mandato💥️ de cinco 💥️anos.
Além de Teresa Anjinho, concorreram ao cargo o neerlandês Reinier van Zutphen, que ficou em segundo lugar, com 177 votos; JuliaLaffranque, da Estónia, que obteve 47 votos; a austríaca Claudia Mahler, 15 votos, e os italianos Marino Fardelli, 14 votos, e Emilio De Capitani, que teve seis votos.
O provedor ou 💥️provedora de justiça investiga queixas relativas a casos de má administração por parte das instituições ou outros organismos da União Europeia. Este cargo foi instituído pelo Tratado de Maastricht, em 1992, com o finlandês Jacob Söderman a inaugurar o cargo, em 1995. Os 💥️candidatos devem ter o apoio de um mínimo de 39 deputados ao Parlamento Europeu de, pelo menos, dois Estados-membros e os candidatos apresentam as suas prioridades numa audição organizada pela Comissão das Petições.
O que você está lendo é [António Costa felicita Teresa Anjinho, a portuguesa escolhida para provedora da justiça europeia.pt - &].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments