Brasil mantém liderança em ranking de maiores taxas de juros
(Imagem: Pixabay)
Na última quarta-feira (15), o 💥️Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a 💥️Selic de 12,75% para 13,25% ao ano. Isso garantiu ao 💥️Brasil manter a liderança dos países com maiores 💥️taxas de juros reais do mundo.
O levantamento da 💥️Infinity Asset, que avalia 40 países, revela que os 💥️juros reais (ou seja, já descontando a inflação) para os próximos 12 meses serão de 💥️8,16% no Brasil. O segundo colocado, o México, está bem atrás com 4,48%.
Na outra ponta do ranking, dos países com menores 💥️juros ante a inflação, está a Argentina com -14,16%; seguida da Holanda (-6,64%).
O Brasil assumiu o topo da lista no mês passado, quando o 💥️Banco Central reajustou a taxa básica de 💥️juros em 1 ponto percentual. Na época, os 💥️juros reais ficaram em 6,41%. Até então, a liderança estava com a Rússia. Veja abaixo o ranking completo:
Juros nominais
Já considerando apenas os 💥️juros nominais, o Brasil ficou em terceiro lugar com a Selic em 13,25% – atrás da Argentina (49%) e Turquia (14%). A Suíça ficou na lanterna, com -0,75%.
Os bancos centrais estão em um ciclo de reajustes das taxas básicas de juros como uma forma de controlar a 💥️inflação. De acordo com o levantamento, de 167 países, 62,28% mantiveram os 💥️juros. Outros 33,53% elevaram e 4,19% cortaram.
No ranking dos 40 países, metade deles optaram por elevar as taxas, enquanto 47,50% mantiveram e 2,50% cortaram.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Brasil mantém liderança em ranking de maiores taxas de juros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments