Governadores de 11 estados acionam STF contra lei que determina alíquota única do ICMS

Combustíveis

Estados querem que lei aprovada e sancionada seja revogada por inconstitucionalidade (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

💥️Governadores de onze estados entraram com uma ação no 💥️Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (22) para que a lei que determinou a incidência única do ICMS sobre os preços dos combustíveis seja considerada inconstitucional.

Assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) aponta que a lei fere o pacto federativo.

“Tal inovação legislativa trouxe graves riscos à governabilidade de Estados, Distrito Federal, diante dos imensos prejuízos gerados com a perda de arrecadação direta, e até para Municípios, dada a correspondente redução das transferências constitucionais obrigatórias”, afirma a peça.

Antes da lei, a alíquota do 💥️ICMS variava a depender do estado. O governo federal, que busca uma alternativa para conter a inflação de combustíveis em ano eleitoral, argumenta que o velho modelo encarecia o produto.

O ICMS é um imposto estadual e corresponde a uma grande parte da receita dos estados. Governadores argumentam que a nova lei prejudica a arrecadação e não resolve o problema dos preços, porque o petróleo está subindo no mercado internacional.

💥️Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

O que você está lendo é [Governadores de 11 estados acionam STF contra lei que determina alíquota única do ICMS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...