Fitch: Atual nível de reservatórios reduz risco hidrológico dos geradores

hidrelétricas

“Os níveis atuais dos reservatórios no Brasil são os mais altos para o período desde 2012, o que proporciona um cenário mais favorável para o uso de usinas hidrelétricas”, destaca a Fitch (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A forte recuperação do nível dos reservatórios em 2022 reduz o risco hidrológico dos geradores de energia, avalia a 💥️Fitch.

Para 2023, a agência projeta um risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) de 0,85, uma ligeira melhora em relação aos 0,80 esperados para 2022.

“Os níveis atuais dos reservatórios no 💥️Brasil são os mais altos para o período desde 2012, o que proporciona um cenário mais favorável para o uso de usinas hidrelétricas”, destaca a Fitch.

Ao final de junho de 2022, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% do armazenamento de água do Brasil, estavam com 65,5% de sua capacidade, segundo o 💥️Operador Nacional do Sistema Elétrico, forte recuperação em relação ao ano anterior, quando o nível era de 29,1%.

Ao mesmo tempo, o menor despacho térmico resultante também beneficiará as distribuidoras, pois reduz a pressão sobre os custos de compra de energia. Mesmo assim, a Fitch entende que o risco hidrológico permanece diretamente ligado ao comportamento das precipitações na estação chuvosa, que vai de outubro de 2022 a abril de 2023.

Os cenários da Fitch não incorporam uma melhora mais significativa do GSF no longo prazo, permanecendo a média anual abaixo de 1,0.

Além das questões pluviométricas, a expansão dos parques eólicos e solares, cuja energia precisa ser drenada no momento da geração, afeta o despacho de fontes hídricas e térmicas, que possuem capacidade de armazenamento e também impactam os níveis de GSF.

“Portanto, as empresas que dependem da geração hidrelétrica terão de continuar protegendo suas exposições mantendo parte de sua energia não regulada e/ou comprando energia de terceiros”, diz a análise da agência de riscos.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o 💥️Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, 💥️VOTE AQUI!

O que você está lendo é [Fitch: Atual nível de reservatórios reduz risco hidrológico dos geradores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...