Pesadelo em NY: CPI de agosto derruba índices; Nasdaq chega a perder 5%
Índices desabam nesta terça-feira, com inflação mais agressiva do que esperado (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)
💥️Os índices acionários de Nova York desabaram nesta terça-feira (13), repercutindo dado de inflação do mês de agosto.
O Nasdaq fechou em queda de 5,16%, enquanto o S&P 500 cedeu 4,32% e o Dow Jones caiu 3,94%.
A queda expressiva dos índices mostrou investidores em pânico com a caixa de pandora aberta pelo indicador inflacionário do dia.
Com aumento de 0,1% em agosto, ao invés de uma aguardada deflação, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) serve de aval para o Federal Reserve impor aumentos mais amplos na taxa de juros americana.
O cenário é completamente diferente do que aquele que se tinha ontem.
As apostas em torno de um aumento de 0,50 p.p. foram praticamente zeradas. O aumento de 0,75 p.p. permanece como posição majoritária, porém, já há quem pense que a autoridade monetária arriscaria um aumento de 1,0 p.p daqui 8 dias.
Com a estimativa mais conservadora, ou seja, o aumento de 0,75 pontos-base (algo que seria impensável dentro do paradigma levado nos últimos 10 anos pelo Banco Central americano) o Fed certamente causará um choque enorme na economia americana e, de quebra, nos mercados internacionais sobre os quais ela exerce influência.
Não à toa, o 💥️Ibovespa e mercados europeus pegaram carona na onda de aversão ao risco e fecharam também em fortes quedas. As conversas sobre recessão voltaram à tona e não deverão ir embora tão cedo.
Treasuries nas alturas castigaram sobretudo Nasdaq
A certeza de um Fed mais agressivo a partir de agora gerou uma grande corrida de venda nos títulos da dívida pública americana, o que fez os rendimentos dos títulos de curto e longo prazo dispararem.
A queda dos preços dos títulos, por outro lado, penalizou principalmente os bancos, que possuem grande peso no 💥️Nasdaq, uma vez que são eles os grandes detentores desta classe de ativos.
Complementarmente, a perspectiva de maiores custos de empréstimo e investimento é uma péssima notícia para empresas com modelos de negócio alavancados, como é o caso das techs, também em grande peso no Nasdaq.
Por ambas as razões é que a Bolsa eletrônica foi a mais afetada no pregão de hoje, assumindo perdas superiores a 5%.
ADRs brasileiras acompanharam movimento negativo
O índice Brazil Titans 20 ADR, que acompanha o desempenho das 20 maiores ações brasileiras listadas em Nova York, acompanhou o dia sangrento em Wall Street e caiu mais de 4,3%, aos 17 095,22 mil pontos.
Com o movimento, empresas como a 💥️Natura (💥️NTCO;💥️NTCO3) e 💥️a XP Inc. (💥️XP) 💥️devolveram integralmente os ganhos observados na sessão forte da véspera. Enquanto a empresa de consumo perdeu mais de 6%, a XP cedeu mais de 7%.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
✅Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Pesadelo em NY: CPI de agosto derruba índices; Nasdaq chega a perder 5%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments