Petrobras (PETR4) prevê licença para perfurar Foz do Amazonas antes de novo governo

petrobras

Caso a licença seja concedida, ocorreria antes da mudança de governo de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Imagem: (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Flickr)

A 💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4) prevê receber ainda neste ano licença ambiental do Ibama para perfurar poço na Bacia da Foz do 💥️Rio Amazonas, na costa do 💥️Amapá, afirmou a companhia à Reuters.

Caso a licença seja concedida, ocorreria antes da mudança de governo de 💥️Jair Bolsonaro (PL) para 💥️Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A autorização, que viria mais de nove anos após o governo brasileiro ter concedido as áreas para a exploração, deverá ocorrer após a realização de um grande simulado de emergência com vazamento, conforme explicou a petroleira, após ser consultada.

Ainda não se sabe se a mudança do 💥️governo federal pode mudar os rumos dos investimentos na região, uma vez que o presidente eleito não detalhou em sua campanha suas intenções relacionadas à exploração de petróleo na Amazônia.

Áreas exploratórias na Foz do Amazonas haviam sido leiloadas para exploração ainda no governo de💥️ Dilma Rousseff, em 2013.

Mas as tentativas de perfuração de petróleo na costa do Amapá atraíram protestos de ambientalistas e escrutínio de reguladores. Como resultado, por exemplo, a TotalEnergies e a BP transferiram a operação de algumas áreas para a Petrobras, mesmo após investimentos realizados.

A Petrobras então seguiu com a missão, que busca abrir na região & rica em ecossistemas e com geologia ainda pouco conhecida& uma nova fronteira exploratória, após a💥️ Exxon Mobil ter feito importante descoberta na Guiana, mais ao norte e com geologia semelhante.

Na véspera, a Reuters publicou que uma sonda a serviço da petroleira deixará a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, neste fim de semana rumo à locação para a realização do simulado.

A sonda de perfuração, chamada ODN II, da Ocyan, deverá chegar à locação entre 15 e 17 de novembro, disse a fonte na véspera na condição de anonimato. O simulado, que reproduzirá uma situação acidental prevista no plano de emergência da sonda, está previsto para ocorrer entre 5 e 15 de dezembro.

Com cerca de 450 pessoas envolvidas, a atividade irá simular sob a supervisão do Ibama um acidente com vazamento de petróleo e testar a efetividade dos recursos no controle da contingência e da contenção do derramamento.

A Petrobras havia informado anteriormente que o poço que aguarda a licença está na fronteira com a Guiana Francesa, a 160 km da costa do extremo norte do Amapá. A perfuração ocorreria a 40 km da divisa com a Guiana, a uma profundidade de 2.500 metros de lâmina d’água.

No passado, a Petrobras chegou a realizar dezenas de poços na Foz do Rio Amazonas, sem descobertas comerciais. Mas as descobertas mais recentes em outros países vizinhos com geologia semelhante reativaram o interesse na região, só que em locações mais profundas.

💥️Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Petrobras (PETR4) prevê licença para perfurar Foz do Amazonas antes de novo governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...