Carrefour Brasil (CRFB3) tem queda de 59% no lucro no 3° tri com efeito de compra do BIG
O lucro líquido ajustado ao controlador foi de 256 milhões de reais entre julho e setembro, queda de 58,8% em comparação a igual período do ano anterior (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)
O 💥️Carrefour Brasil (💥️CRFB3) divulgou nesta quarta-feira queda de quase 60% no lucro líquido do terceiro trimestre em relação a um ano antes, pressionado pelos efeitos da alta da taxa de 💥️juros na dívida da varejista, que inflou após aquisição do Grupo BIG, bem como dos custos de conversões de lojas da rival incorporada.
O lucro líquido ajustado ao controlador foi de 256 milhões de reais entre julho e setembro, queda de 58,8% em comparação a igual período do ano anterior.
Do outro lado, a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, 💥️impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado cresceu 14% ano a ano, para 1,7 bilhão de reais.
Analistas, em média, esperavam Ebitda de 1,8 bilhão de reais.
O Carrefour Brasil, que tem na marca Atacadão seu principal ativo, fechou a compra do BIG em junho e vem executando um projeto de integração, o que inclui a conversão de cerca de um terço das 374 lojas adquiridas sem contabilizar as vendidas por determinação do órgão antitruste 💥️Cade.
“Temos o efeito do custo da aquisição, uma dívida que sobe, taxas de juros que sobem também. Isso tem um efeito lógico a nível do lucro líquido. Essa queda já estava esperada,” disse David Murciano, diretor de finanças e de relações com investidores da companhia, a jornalistas.
No final de outubro, a empresa afirmou que previa concluir 50 conversões até o final deste ano, ou 40% das conversões planejadas, contra 30% inicialmente. O custo geral das conversões foi estimado em junho em 2,1 bilhões de reais.
A dívida líquida do Carrefour dobrou no trimestre, na comparação anual, a cerca de 19 bilhões de reais, como efeito da aquisição do BIG, que custou ao redor de 7,5 bilhões de reais.
Margens Cedem
A rentabilidade do grupo medida pela margem Ebitda cedeu de 7,9% para 6,4% em 12 meses, com retração de 1,1 ponto percentual no atacarejo e de 1,3 ponto no varejo (como, por exemplo, as lojas da marca Carrefour).
Murciano disse que a redução deve-se ao efeito dos custos de conversão de lojas e da incorporação do BIG.
No caso específico do atacarejo, ele afirmou que trata-se também de um retorno normal aos patamares históricos de margem da unidade, à medida que a inflação mostra alguns sinais de arrefecimento.
O Carrefour Brasil somou faturamento bruto de 29,3 bilhões de reais no segundo trimestre (Imagem: Money Times/Rafael Borges)
As despesas com vendas, gerais e administrativas saltaram 1,3 como percentual da receita líquida no período.
Em vendas, dado que já havia sido divulgado ao mercado de modo preliminar no final de outubro, o Carrefour Brasil somou faturamento bruto de 29,3 bilhões de reais no segundo trimestre, um salto de 41,4% ante mesma etapa do ano passado, refletindo sobretudo a contribuição de novas lojas.
Carrefour Segura Crédito
O Banco Carrefour viu sua inadimplência acima de 90 dias subir de 13,2% a 13,9% ante o segundo trimestre. As unidades financeiras de varejistas vêm tendo dificuldades diante do cenário macroeconômico de juros e inflação em patamares altos frente às últimas décadas.
Nesta semana, a Lojas Renner afirmou que seu braço financeiro Realize estava “em dificuldades”, com alta na inadimplência, o que fez com que a empresa adotasse política mais conservadora de concessão de crédito.
Murciano disse que, apesar da elevação na inadimplência, o cenário do Banco Carrefour “não é tão ruim” quando comparado ao do mercado, incluindo o setor financeiro.
“Se observamos que o cliente está comprando menos, itens mais baratos, é um cliente que tem mais risco, então conseguimos adaptar (o crédito)”, afirmou ele.
Veja o resultado abaixo:
✅💥️Siga o Money Times no Instagram!
✅Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Carrefour Brasil (CRFB3) tem queda de 59% no lucro no 3° tri com efeito de compra do BIG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments