Copa do Mundo, turismo e Pix estão no centro do consumo do brasileiro, aponta Itaú
Turismo é líder de alta pelo quinto trimestre consecutivo (Imagem: Pixabay/JoshuaWoroniecki)
Os gastos com 💥️shows e festivais, o ticket médio dos gastos da 💥️Copa do Mundo e o 💥️Pix caindo nas graças dos brasileiros são alguns dos principais destaques do relatório 💥️Análise do Comportamento de Consumo, realizado trimestralmente pelo 💥️Itaú Unibanco.
Os dados foram coletados com base nos dados de compras realizadas com cartões do banco e das vendas realizadas por clientes da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú.
No terceiro trimestre do ano, o estudo identificou que, pela quinta vez, o setor de 💥️turismo lidera o aumento de 💥️consumo. O aumento registrado é de 85%, impulsionado pelo período pós-pandemia, com flexibilização de medidas restritivas e o evento 💥️Copa do Mundo 2022.
Segundo o estudo, o Mundial de futebol movimentou as bancas de 💥️jornais, especialmente devido à compra de figurinhas.
“No 3º trimestre, o valor transacionado no ramo teve incremento de 99% na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de 73% na quantidade de transações. A 💥️geração Z encabeça o crescimento, com salto de 151% no número de operações”, diz o Itaú.
O que veio durante a pandemia, ficou
Em coletiva com jornalistas, Moisés Nascimento, diretor de dados do Itaú, apontou que o que veio durante a pandemia, ficou.
Isso porque os dados levantados para o relatório evidenciam que aspectos como o consumo online, transações digitais, terapias, exames e vacinas em casa passaram por aumento expressivo no período de maiores restrições e mantiveram os patamares no terceiro trimestre de 2022.
Exemplo disto é que exames e vacinas em casa passaram por um salto do terceiro trimestre de 2023 para o terceiro tri de 2023, de 460%. De 2023 para 2023, o aumento foi de 99% e de 2023 para o 3T22, de 15%.
Além disso, o que acabou sendo prejudicado com as restrições passa por alta no período, com a retomada de shows e festivais no 💥️Brasil.
Já a quantidade de transações no trimestre analisado foi 15% maior do que as realizadas no mesmo ciclo de 2023.
As compras no varejo físico representaram 76% do volume em faturamento no 3T22, enquanto o online ficou com 24%. No ambiente físico, os gastos no período aumentaram 13% em comparação ao 3º tri do ano passado e 1% em relação ao trimestre anterior.
O valor gasto nas compras online segue liderando o crescimento, com avanço de 31% no período analisado. Na comparação com o 3º trimestre de 2023 e 2023, o 💥️e-commerce teve faturamento 76% e 121% maior, respectivamente.
💥️Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Clique aqui e comece a seguir💥️ a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Copa do Mundo, turismo e Pix estão no centro do consumo do brasileiro, aponta Itaú].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments