IRPF: Projeto de Lei estipula novo limite para dedução de Imposto de Renda

Receita Federal

Projeto de Lei foi aprovado em comissão e segue para votação no plenário; entenda. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (29), a 💥️Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o projeto que eleva de 3% para 6% o limite de dedução das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente na declaração anual do 💥️Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Desde 2012, o Estatuto da Criança e do Adolescente permite que, no momento da declaração do IRPF, sejam doados até 3% a esses fundos, que são responsáveis por repassar os recursos às instituições de apoio a crianças, adolescentes.

O projeto define o percentual de 6%, que é o valor total passível de doação aos fundos. Atualmente, o contribuinte pode fazer as doações no valor total de 6% do imposto devido durante o ano, ou fazer doações de 3% durante o ano e mais 3% na declaração”.

O autor aponta que, “com a medida, amplia-se a possibilidade de arrecadação por parte dos fundos, uma vez que a grande maioria dos contribuintes só se atenta à destinação no momento da declaração”.

A proposta original de Flávio Arns ainda definia que a permissão fosse feita a partir do exercício de 2023 até 31 de dezembro de 2025. Bezerra Coelho atualizou o texto prevendo que a permissão seja a partir do ano-calendário 2022, exercício de 2023, até o ano-calendário 2026, exercício de 2027.

💥️Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no LinkedIn. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão,💥️ siga o Money Times no Linkedin!

O que você está lendo é [IRPF: Projeto de Lei estipula novo limite para dedução de Imposto de Renda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...