Ibovespa (IBOV) subindo com Haddad na Fazenda? Saiba por que índice fechou em alta nesta sexta

Ibovespa

Ibovespa reagiu à nomeação de Fernando Haddad como ministro da Fazenda do governo Lula (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O 💥️Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta sexta-feira (9), dia em que o presidente eleito 💥️Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os primeiros nomes para comandar equipes ministeriais de seu governo.

Esta sexta também foi de eliminação do Brasil na 💥️Copa do Mundo 💥️de 2022. O índice de referência da Bolsa brasileira operou com menos liquidez por conta do jogo, mas segurou a valorização ao longo da sessão, encerrando com ganhos de 0,25%, a 107.519,56 pontos. Na semana, o índice acumulou perdas de 3,93%.

💥️Fernando Haddad foi nomeado para comandar o 💥️Ministério da Fazenda no novo 💥️governo Lula. Junto a ele, outros quatro nomes também ficaram conhecidos: 💥️José Múcio para o Ministério da Defesa; 💥️Flávio Dino para o Ministério da Justiça; 💥️Rui Costa na Casa Civil; e 💥️Mauro Vieira como ministro das Relações Exteriores.

Haddad era um dos principais nomes cotados pelo mercado para o comando da pasta da Fazenda. O Ibovespa chegou a ser penalizado diante da perspectiva de que o ex-prefeito de São Paulo poderia, de fato, assumir o cargo.

Contrariando a leitura negativa do mercado sobre a nomeação, o Ibovespa subiu hoje. Porém, Ricardo Jorge, especialista em investimentos e sócio da Quantzed, acredita que a nomeação de Haddad não tem relação direta com a performance do mercado.

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (💥️IPCA) surpreenderam de maneira positiva, com o indicador subindo 0,41% em novembro, ante mediana projetada de 0,59%. Isso acabou aliviando a pressão na curva de juros e beneficiando a Bolsa, explica.

Bruno Monsanto, sócio e assessor de investimentos na RJ Investimentos, diz que o mercado “já dormiu digerindo Haddad na economia”.

“Sua nomeação, isoladamente, não traz um grande choque nos mercados de câmbio e ações. Já os juros longos, que captam melhor a percepção dos riscos fiscais, embutiu prêmio de risco já na quinta-feira”, destaca o especialista.

Segundo Monsanto, o anúncio de que a pasta da Economia será fatiada em três ministérios (Fazenda; Planejamento e Gestão; e Indústria e Comércio) pode mexer mais com o humor do mercado, para o bem ou para o mal.

Grande dúvida

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, destaca que ainda existe uma grande dúvida em relação à maneira como a Fazenda será conduzida.

“A “grande pulga atrás da orelha” é saber a força que irá conduzir a Fazenda: o lado técnico de 💥️Pérsio Arida e equipe, caso seja um dos nomes da equipe econômica, com foco em políticas públicas direcionadas para a geração de emprego, renda e crescimento do Brasil, ou o viés mais político capitaneado por Haddad, com mais Estado na Economia”, comenta.

Alves lembra que dúvidas costumam adicionar incerteza, insegurança e falta de previsibilidade, “tudo o que o mercado financeiro não gosta”.

Pescando aspectos positivos no novo ministro

Analistas e gestores já começam a levantar pontos positivos de Haddad, que já foi ministro da 💥️Educação.

Edmar de Oliveira, operador de renda variável da One Investimentos, recorda que 💥️Paulo Guedes teve dificuldade em dialogar com os deputados e senadores e com outros partidos justamente por conta da falta de traquejo político.

“Tem a necessidade de você personificar um político à frente do ministério porque precisa do diálogo com a classe política. Eles falam a mesma língua”, diz.

Já Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, lembra que Haddad é um nome tido como pragmático e mais lulista do que petista. Para ele, dentro das possibilidades, não é o pior.

“Quem será o ministro da Fazenda será o Lula“, completa.

Destaque positivo do Ibovespa nesta sexta, o setor de mineração e siderurgia ajudou a levantar o Ibovespa, com 💥️CSN Mineração (💥️CMIN3) disparando 10% e 💥️CSN (💥️CSNA3) subindo 5,18%. A 💥️Vale (💥️VALE3) avançou 3,33%, na esteira do minério de ferro.

💥️IRB (💥️IRBR3) perdeu fôlego ao longo da sessão, mas conseguiu terminar em alta de 2,86%.

O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) subindo com Haddad na Fazenda? Saiba por que índice fechou em alta nesta sexta].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...