Presidente das Ilhas Marshall exige pedido de desculpa aos EUA por testes nucleares.pt - Última hora e not&iacute

💥️A presidente das Ilhas Marshall exigiu solenemente, na tribuna da ONU, a apresentação de desculpas pelas dezenas de ensaios nucleares realizados pelos EUA no seu território administrado em nome da ONU nas décadas de 1940 e 1950.

Minúscula nação com 55 mil habitantes no Pacífico Oeste, as Ilhas Marshall foram palco de 67 ensaios nucleares pelos EUA entre 1946 e 1958, cujos impactos ambientais e sanitários ainda se fazem sentir.

💥️"Não escolhemos este destino nuclear. Ele foi escolhido por nós", disse, na quarta-feira, a presidente Hilda Heine na tribuna da Assembleia Geral da ONU, realçando que, na altura, o território estava sob administração dos EUA, no quadro de um mandato da ONU.

Os ensaios nucleares "deixaram uma herança de morte, de doença e de contaminação. Os impactos transmitem-se de geração em geração", denunciou.

Durante este período, "o povo das Ilhas Marshall foi enganado, deslocado de força e submetido a uma vigilância e uma experiência científica sem o seu acordo", insistiu, durante uma reunião sobre a eliminação das armas nucleares, evocando 💥️radiações equivalentes a "1,6 vezes Hiroshima, cada dia durante 12 anos".

Denunciou também que, "apesar desta situação, ao fim de mais de 80 anos, ninguém responsável nos apresentou desculpas".

Indicou ainda que está a trabalhar com outros territórios e populações afetados por ensaios nucleares, nomeadamente na Polinésia francesa, na Argélia e na Austrália.

"Todos deveriam compreender que os prejuízos provocados pela utilização, a detonação ou os testes de armas nucleares são responsabilidade dos Estados membros que os fizeram".
O que você está lendo é [Presidente das Ilhas Marshall exige pedido de desculpa aos EUA por testes nucleares.pt - Última hora e not&iacute].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...