IPOs: 2 pontos para entender se empresas vão à Bolsa em 2023
Cenário é complicado para novos 💥️IPOs por causa da taxa de juros elevada e a aversão ao risco dos investidores (Imagem: AtnoYdur/Getty Images)
O ano de 2023 não deve trazer nenhum 💥️IPO para o mercado devido à alta taxa de juros e à aversão ao risco dos investidores, aponta Gustavo Gomes, especialista de Renda Variável e sócio da Acqua Vero Investimentos.
Conforme o especialista em renda variável, “nós vimos um movimento muito grande de 💥️IPOs de 2018 até 2023, mas poucas empresas foram abertas desde então”, avalia.
Houve apenas um 💥️IPO em 2023, da 💥️CSN Mineração (💥️CMIN3), e nenhum em 2022. Isso porque, com os juros elevados, o custo para abrir capital aumenta muito, explica Gomes.
“Ao estrear na Bolsa, a empresa se torna um ativo de risco, e os investidores estão evitando esse tipo de produto em um cenário de juros altos”, conta o especialista.
O economista e sócio da DOM Investimentos, Thiago Calestine concorda que a perspectiva para 💥️IPOs em 2023 é bastante difícil, mas não descarta a possibilidade de um spin-off.
A operação de spin-off ocorre quando uma empresa estreia no mercado a partir da dissidência de outra que já tem capital aberto, como é o caso da CSN Mineração e de sua controladora 💥️CSN (💥️CSNA3).
Celestine acha “mais provável ver esse tipo de movimento” do que uma companhia fechada abrindo o capital do início.
Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!
O que você está lendo é [IPOs: 2 pontos para entender se empresas vão à Bolsa em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments