PIB: Quais são as chances de uma recessão no Brasil em 2023?
Apesar de PIB positivo, atividade econômica brasileira desacelerou no segundo semestre de 2022. (Imagem: Shutterstock)
No ano passado, a economia brasileira surpreendeu. Nos dois primeiros trimestres, o Produto Interno Bruto (💥️PIB) cresceu 2,2%.
No entanto, o terceiro trimestre já mostrou um resultado preocupante: a 💥️atividade econômica desacelerou para 0,4%. E o mercado não descarta um 💥️PIB próximo de zero nos últimos três meses de 2022.
Com isso, aumentam as dúvidas de se a economia brasileira vai resistir ou vai acompanhar o movimento global de 💥️recessão.
“2022 foi um ano de surpresas, não só na atividade econômica, mas também no mercado de 💥️trabalho aquecido. A 💥️inflação também começou em um patamar alto, mas foi perdendo pressão ao longo do ano. Por outro lado, 2023 começa com uma série de problemas”, afirma Thiago Xavier, economista e analista da Tendências Consultoria.
Economia em 2023
Um dos problemas é o cenário internacional. Os bancos centrais de outros países estão tentando combater a 💥️inflação alta através da elevação de 💥️juros. Isso reflete diretamente na atividade econômica.
Nos 💥️Estados Unidos, por exemplo, o 💥️Federal Reserve já promoveu sete reajustes nas taxas de 💥️juros e deve realizar mais algumas no começo de 2023.
Mauricio Oreng, superintendente de pesquisa macroeconômica do 💥️Santander, aponta que o cenário de condições financeiras globais não é muito favorável para países emergentes.
“O 💥️Brasil é um país com baixa taxa de poupança doméstica e que depende do capital externo. Os 💥️juros mais altos lá fora é um fator que pesa de forma adversa para nossa economia”, afirma.
Outro problema é a questão 💥️fiscal interna. O novo governo vai herdar o fim de uma série de gastos extraordinários e isenções tributárias promovidas por 💥️Jair Bolsonaro em meio a corrida eleitoral.
Além disso, 💥️Luiz Inácio Lula da Silva já começa o seu terceiro mandato estourando o 💥️teto de gastos para manter o 💥️Auxílio Brasil em R$ 600 e conseguir cumprir promessas eleitorais.
Thiago, da Tendências, ainda destaca que há outras questões de longo prazo. “Na 💥️educação, por exemplo, houve uma perda de aprendizagem nos últimos anos. Lá na frente, isso vai impactar na produtividade, as perspectivas de salário e 💥️PIB potencial”, afirma.
Por outro lado, o fato de o Brasil ser um produtor importante de matérias-primas e 💥️commodities, coloca o país em uma posição de vantagem no mercado.
“Fora isso, o fato da gente estar isolado geográfica, comercial e economicamente, da guerra na 💥️Ucrânia, acaba ajudando no olhar dos investidores internacionais”, destaca Maurício.
Recessão x Desaceleração do PIB
Para os economistas, o risco de 💥️recessão no Brasil existe, mas ele é baixo.
Isso porque existem setores aquecidos no país que jogam o 💥️PIB para cima, como 💥️serviços, bens industriais e 💥️consumo das famílias.
Maurício, do Santander, ainda relembra que existe mais de uma definição de 💥️recessão, sendo que a mais antiga é a de 💥️PIB negativo por mais de dois trimestres.
“A gente gosta mais de um conceito mais amplo de recessão, que não é necessariamente de 💥️PIB negativo. Uma recessão pode ser um tempo prolongado de 💥️PIB rodando abaixo do potencial”, afirma.
O que você está lendo é [PIB: Quais são as chances de uma recessão no Brasil em 2023?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments