Governo não está avaliando revisão de reformas, inclusive da Previdência, diz Rui Costa, da Casa Civil
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
O ministro da💥️ Casa Civil, Rui Costa, garantiu nesta quarta-feira que o governo não está avaliando revisão de reformas anteriores, incluindo a da Previdência, um dia depois o ministro da Previdência, 💥️Carlos Lupi, criticar duramente a reforma previdenciária e sinalizar que pretende discutir mudanças.
“Não tem nada em pauta, nenhum estudo sendo feito sobre reforma de 💥️Previdência ou revisão de reforma. Não está nem sendo pensado nisso, muito menos analisado em um documento”, disse Costa a jornalistas antes da cerimônia de posse da ministra do Meio Ambiente, 💥️Marina Silva.
Questionado sobre a fala de Lupi, o ministro da Casa Civil disse que “não confunde com a opinião do governo”.
“Só passa a ser opinião do governo quando ela for ratificada por quem teve mais de 60 milhões de votos, que é o presidente da República”, afirmou.
Mais cedo, em comentário feito após a cerimônia de posse do vice-presidente 💥️Geraldo Alckmin no comando do Ministério do Desenvolvimento, Costa já havia negado qualquer intenção de rever reformas.
As falas do ministro da Casa Civil vieram um dia depois de o novo ministro da Previdência ter criticado em seu discurso de posse o que chamou de “antirreforma” da Previdência do governo Jair Bolsonaro, sinalizando que poderia discutir mudanças.
Além de Costa, o ministro das Relações Institucionais, 💥️Alexandre Padilha, que se reuniu mais cedo nesta quarta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também repetiu a negativa em relação à Previdência.
“O ministro-chefe da Casa Civil, que é conhecido na Bahia como Rui ´Correria´, de forma rápida, precisa, já deixou claro que esse debate nunca existiu no governo, nunca sequer se iniciou no governo, e o presidente Lula, inclusive, em sua mensagem oficial, em seu discurso no Congresso Nacional em nenhum momento tratou deste tema”, afirmou Padilha em entrevista à GloboNews.
A reforma da Previdência foi a principal proposta fiscal aprovada pelo governo Bolsonaro e, de maneira geral, aumentou a idade mínima para a aposentadoria, elevou a alíquota de contribuição para os que ganham acima do teto do INSS e apertou as regras para as concessões de pensões.
A reforma foi aprovada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição promulgada pelo Congresso em 2023. Para ser alterada, portanto, seria necessária uma outra PEC.
💥️(Atualizada às 16:47)
O que você está lendo é [Governo não está avaliando revisão de reformas, inclusive da Previdência, diz Rui Costa, da Casa Civil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments