Tensão em Brasília ganha tempero inflacionário: veja o que movimenta a terça-feira (10)
Congresso está analisando decreto de intervenção federal. Texto foi aprovado ontem à noite na Câmara e será votada hoje no Senado. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
Ontem à noite, a 💥️Câmara dos Deputados aprovou a 💥️intervenção federal na segurança do 💥️Distrito Federal, decretada pelo presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (8).
Agora, o texto vai para votação no 💥️Senado; a sessão está marcada para 11h e a aprovação é quase certa.
Desde os atos antidemocráticos, a polícia já prendeu mais de 1.500 pessoas. Entre aqueles que participaram da invasão às sedes dos Três Poderes, já foram identificados militares, políticos e Leonardo Rodrigues de Jesus, o 💥️Léo Índio, sobrinho do ex-presidente 💥️Jair Bolsonaro.
Também foram desmontados os acampamentos em frente aos quartéis do exército e os acampados foram levados para a 💥️Polícia Federal para terem seus nomes e documentos registrados, além de rostos fotografados pelos policiais.
A viagem de Bolsonaro nos 💥️Estados Unidos deve durar menos do que o esperado. O ex-presidente foi internado devido a uma obstrução intestinal e pode antecipar o seu retorno para ser tratado no Brasil.
A princípio, ele ficaria hospedado em Orlando até o final de janeiro.
Além disso, a estadia de Bolsonaro está gerando polêmica nos Estados Unidos. Deputados democratas americanos estão pedindo a 💥️Joe Biden que determine a saída do ex-presidente após os atos antidemocráticos.
Enquanto isso, 💥️Lula tenta manter o funcionamento do 💥️Governo Federal. Ele inclusive orientou o ministro da 💥️Fazenda, 💥️Fernando Haddad, a manter o seu cronograma e anunciar as primeiras medidas econômicas ainda esta semana.
Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (10)
Economia
Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (💥️IBGE) divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (💥️IPCA) de dezembro.
É o último dado que falta para fechar a 💥️inflação de 2022. A projeção do mercado é de uma alta de mais de 0,40%.
Com isso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses vai ficar em torno dos 5,6% — acima da meta de 3,5% e do teto de 5%, determinados pelo Conselho Monetário Nacional (💥️CMN).
Lá fora, 💥️Jerome Powell tem um discurso marcado em evento sobre independência de bancos centrais no simpósio do Banco Central da Suécia.
Durante a sua fala, o presidente do 💥️Federal Reserve deve sinalizar os próximos passos da política econômica norte-americana.
A expectativa do mercado é que o Fed reduza o ritmo do seu aperto nos 💥️juros, já se preparando para estacionar a taxa em um patamar elevado.
Confira a agenda econômica desta terça-feira (10)
O que você está lendo é [Tensão em Brasília ganha tempero inflacionário: veja o que movimenta a terça-feira (10)].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments